terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Enjoos ao viajar



Andar de carro, tomar um ônibus, avião ou pegar o metrô são atividades que fazem parte do dia a dia. Mas para algumas pessoas, esses meios de transporte causam um turbilhão de sensações, entre elas, o enjoo. Um fenômeno conhecido como cinetose, nada mais é do que a sensibilidade do organismo ao movimento passivo, ou seja, quando o corpo está parado, mas, ao mesmo tempo, em movimento. Pessoas que sofrem de cinetose não conseguem adaptar os órgãos responsáveis pelo equilíbrio a esta situação, o que causa mal estar. Alguns alimentos, no entanto, evitam ou aliviam as crises. Veja abaixo algumas sugestões: 

Maçã
Alimentos ricos em fibras, ajudam a limpar o organismo de substâncias químicas que favorecem a náusea.

Biscoito água e sal
O amido, presente no biscoito água e sal, ajuda a absorver ácidos estomacais e acabar com a sensação de enjoo. Ele também está presente em pães e torradas, mas prefira as versões integrais, que ainda contêm fibras.

Água
Dar pequenos goles de água ao longo do dia ajuda a manter o corpo hidratado, o que evita dores de cabeça que costumam acompanhar o enjoo.

Oleaginosas
Por serem alimentos de origem vegetal também apresentam alto teor de fibras, que auxiliam no combate ao enjoo. Oleaginosas, como as nozes, ainda são boa fonte de proteínas, cujo consumo é fundamental para evitar náuseas. Mas com controle pois elas são extremamente calóricas.
 
Gengibre
Durante séculos, tem sido usado como remédio popular para diversos problemas, entre eles, disfunções estomacais. Ele pode ser consumido em cápsulas, em chá ou mesmo em biscoitos. Mas limite o consumo, pois o exagero pode resultar em um efeito contrário ao desejado.

Isotônicos
Isotônicos ou bebidas esportivas não são indicadas apenas para atletas. Repor nutrientes como potássio e sódio também pode ajudar quem sofre de enjoos.

Banana
Quem sofre de enjoos ainda pode apresentar deficiência de potássio. A deficiência de potássio pode causar fadiga, fraqueza, cãibras e paralisia intestinal e essa baixa movimentação pode gerar desconforto abdominal.



Conheçam a Lelli'Be !!
http://lellibe.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário