quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Benefícios da Patinação



Estou amando patinar de novo !! Nas últimas semanas até troquei alguns dias de treino por muitas voltas ao ar livre, sem aquele sufoco da academia. Em Sorocaba, minha cidade, existem vários parques e pistas de caminhada que você pode curtir com seu patins, bike... em qualquer horário. Minha preferência é pelo final da tarde, comecinho da noite, amo !! Enfim, patinar parece brincadeira de criança, mas é um ótimo exercício, com enormes benefícios para a saúde física e mental. Entre eles:

  • melhora do condicionamento cardio respiratório, como na corrida, por exemplo, sem o impacto da corrida, ou seja, com baixo impacto (desde que não haja saltos);
  • aumento da resistência muscular;

  • fortalecimento dos ossos, músculos, tendões e ligamentos;

  • melhora da flexibilidade e mobilidade articular;
  • desenvolvimento da agilidade, velocidade, equilíbrio, da capacidade de reação e coordenação;
  • ajuda na definição muscular, principalmente das coxas, pernas, bumbum, abdome e costas;

  • queima muitas calorias, que é relativa, dependendo do metabolismo de cada um, do peso corporal, do tempo e intensidade da atividade. Mas você pode chegar a queimar até 800 calorias em 1 hora de patinação, dependendo do percurso e itens mencionados acima.

    Se você quer melhorar a sua performance com os patins, faça outros exercícios aeróbios como a corrida ou outra que goste, de preferência 3 vezes por semana, de 30 a 50 minutos, alternando a intensidade do exercício, musculação e aulas de alongamentos. Se está começando a patinar, inicie treinando de 2 a 3 vezes por semana, por 30 minutos. Cuide dos seus patins, evite terreno molhado e areia !
  • 4 comentários:

    1. Ahhh é uma delicia patinar! Tenho um ainda da adolescência, de vez em quando mato a saudades. Bjs

      http://jusegredinhos.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Nossa, eu amava patinar! Os meus patins quebraram e acabei jogando fora. Com dor no coração... mas joguei. Também, onde moro agora não tem lugar pra andar, e acho que teria vergonha também. Mas é um excelente exercício mesmo!!!

      Gostei do seu cantinho, voltarei mais vezes!!! :)
      Beijinhos e ótimo fim de semana!

      ResponderExcluir
    3. em quais parques de sorocaba vc costuma patinar?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Michelle ! Sempre vou no Parque das Águas e na ciclovia da Marginal. São os melhores lugares para andar. Beijos!

        Excluir