quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estrias



Hoje resolvi falar sobre um assunto tenso, principalmente para nós mulheres, estrias ! Eu não ligo muito, tenho poucas na parte de cima da coxa devido ao emagrece e engorda de cada dia ! Minha pele é clara e acho que ajuda para que elas não fiquem em evidência quando coloco algum biquini mas sim, elas estão ali e poderiam muito bem nem existir ! As estrias aparecem em forma de listras brancas ou avermelhadas na pele, são comuns também nos homens e até nas crianças. Embora não tenha ainda um tratamento que acabe de vez com elas, existem muitos tratamentos para diminuir, como também diversas formas para prevenir seu aparecimento. Certamente as mulheres são as mais afetadas, devido ao fator biológico. A mulher tem dois hormônios, o progesterona e estrógeno que são os principais responsáveis pela ruptura das fibras elásticas da pele. A estria aparece, principalmente, quando a pele se estica. Caso a pressão seja maior do que a pele possa agüentar ela se rompe. As estrias costumam surgir no bumbum, coxas, seios e na barriga. Abaixo alguns detalhes sobre os fatores que causam o aparecimento de estrias:  

Engordar e emagracer: as estrias costumam aparecer mais em pessoas que costumam engordar e emagrecer de forma contínua, visto que com o aumento de peso, as células não têm tempo de se duplicar proporcionalmente ao excesso de gordura.

Crescimento rápido: as pessoas magras também podem ter estrias. Quando acontece um crescimento rápido durante a puberdade, o corpo necessita de tempo para se adaptar ao crescimento dos órgãos e quando isto não ocorre a estria aparece. A grande quantidade de hormônios também na puberdade pode provocar o aparecimento de estrias, devido a alterações drásticas no corpo.

Excesso de exercícios: quando os músculos aparecem de forma muito rápida acabam esticando demais a pele e rompendo suas fibras.

Gravidez: os hormônios da gravidez junto com o aumento de peso, crescimento da barriga pode levar ao aparecimento das estrias. É fundamental controlar o aumento de peso, como também procurar deixar a pele hidratada com uso de óleos para o corpo.

Ressecamento da pele: o abuso do sol pode contribuir para o surgimento de estrias. O sol deixa as fibras mais frágeis e compromete suas propriedades. Os banhos muito quentes que removem a camada protetora da pele e a falta de hidratação também contribuem para o aparecimento de estrias.

Alguns tratamentos podem ajudar a diminuir as estrias de acordo com o tipo e o grau como o laser, tratamentos com ácidos, lipo e peeling. Particularmente preciso muito cuidar mais da minha pele, mal passo o hidratante diário, nunca fiz nada para poder dizer que algo deu certo ou errado ! Se alguém tem mais informações sobre estrias, conhece algum produto bom ou já fez tratamento, divida sua experiência conosco nos comentários ! Para finalizar, pesquisei uma receita caseira na internet como uma alternativa de prevenção para as estrias e com ingredientes que provavelmente temos em casa, confere abaixo:

Ingredientes
½ xícara de óleo de oliva virgem
¼ xícara de gel de aloe vera
6 cápsulas de vitamina E
4 cápsulas de vitamina A

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes acima no liquidificador e passe nos locais mais afetado como: pernas, glúteos, cintura, costas, braço e seios. Aplique todos dias. Pode ficar guardada na geladeira !

Nenhum comentário:

Postar um comentário