quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Eu quero, posso e consigo (Parte II)



Muitos amigos, familiares e leitores pedem conselhos, indicações e dicas sobre emagrecimento. Alguns reclamam e sugerem que o blog tenha mais postagens sobre o assunto. Realmente, como meu objetivo geral não é emagrecer, raramente falamos sobre perda de peso. Pensando nisso, resolvi dedicar alguns posts em seqüência sobre o tema ! Peso extra e até a obesidade são infelizmente fatores hoje comuns na sociedade. A grande disponibilidade de alimentos ricos em calorias, açúcares, sódio e pobres em nutrientes fazem com que a maioria da população ganhe peso. O pior é que após o prazer da comilança, muitas vezes chega a depressão. Lógico, algumas pessoas convivem bem com as gordurinhas extras mas a maioria se sente culpada e necessita de ajuda para recuperar a forma e ter a saúde renovada. O peso extra é convite para manifestação de inúmeras doenças e pode levar ao óbito precoce.  Neste post temos algumas informações sobre como iniciar essa nova fase, que em poucos meses lhe dará uma nova vida e um novo corpo ! Confere abaixo:

Consultar um profissional
Primeiro passo para quem quer emagrecer saudavelmente é consultar um profissional médico. O nutricionista e de preferência o cardiologista são essenciais para a aprovação da dieta e da nova rotina. Se tiver algum problema de saúde consulte o especialista indicado antes de começar qualquer atividade.

Comunicar as pessoas próximas
Avisar a todos sobre sua mudança para que participem, apoiem e não te ofereçam alimentos fora da dieta. Isso é um fator muito importante ! Caso não seja você mesmo que prepara sua comida deixe instruções e até mesmo faça uma compra separada dos demais.

Leia sobre emagrecimento
Se estiver concentrado no seu objetivo, o mais certo é conseguir concretizá-lo ! Se perder essa concentração, vai se sentir desmotivado e será muito difícil continuar. É por isso que deve ler muito sobre emagrecimento, dieta, exercícios e estilos de vida saudável, especialmente dicas, blogs e histórias de sucesso. É a melhor forma de reencontrar uma motivação perdida !

Nova dieta 
O nutricionista irá receitar um nova dieta, mas de praxe já é possível cortar todos os alimentos gordurosos, frituras, doces, bolachas recheadas, fast food e refrigerantes ! Se não conseguir eliminar tudo de uma vez vá cortando aos poucos, ao menos diminua significamente a quantidade. Exclua os alimentos proibidos da sua lista de compras e não armazene em casa, nem no trabalho ! Coma alimentos saudáveis de 3 em 3 horas, beba muita água e não tome suplementos, termogênicos sem orientação de um profissional.

Planeje e Registre
Escolha um dia da semana e planeje todas as refeições, alimentos que serão consumidos, disponibilidade para fazer em casa ou comprar. Inicialmente registre tudo que comer, pese-se semanalmente. Este registo diário deve ser antes utilizado como fator de motivação e para ajudar a ver que você está no caminho certo.

Se alimentar bem
Nunca pule as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) !

Fazer exercícios físicos
Caso esteja liberado pelo médico, matricule-se na academia mais próxima ou faça alguma atividade física que goste pelo menos 3 vezes na semana ! Sem tempo ou grana ? Faça em casa ou num local público ! Quem tem filhos pode matriculá-los em alguma atividade na mesma academia , facilitando a organização da rotina.

Permita-se: dia do lixo
Reserve uma hora do final de semana para comer o que quiser em quantidade moderada.

Consiga resistir
Persistir e resistir aos 3 primeiros meses é fundamental ! É normal sentir fome nos primeiros dias ou semana, a sensação não é nada agradável, nem fácil de se lidar porque a fome incita-nos a desistir. Pense, seu corpo esta passando por uma desintoxicação, é por uma boa causa ! Depois disso, tornar-se muito mais fácil e seu organismo começará a rejeitar os alimentos ruins.

2 comentários:

  1. Estou entrando no projeto Juju 2012 e como a vontade de ter um corpo mais definido venceu a falta de vontade de malhar conto aqui com o seu blog para me animar e buscar dicas de como melhorar o meu corpo...
    parabéns pelo blog, estou sempre visitando..
    bjos
    Lívia

    ResponderExcluir
  2. Caminho 2 horas por dia, agora quero ver se perco peso! Muito bom o blog, bj

    ResponderExcluir