sábado, 24 de dezembro de 2011

Alimentação de Fim de Ano



Amigo chocolate
Caso você ganhe de presente uma cesta de chocolate, caixa de bombom ou um panettone de 4kgs hehehe rico em açúcar e gordura pense muitas vezes antes de devorá-la de uma vez só !  Divida o presente com o namorado (a), marido, mãe e irmãos e a sua parte consuma em pequenas porções. Assim você consegue controlar e reduzir a quantidade de “calorias extras” do presentinho !

Dia de compras e preparo das festas
Não deixe de se alimentar de 3 em 3 horas, mesmo na correria das compras, leve na bolsa frutas ou barra de cereais. Esses são trunfos para um lanchinho mais leve fora de casa. Não se esqueça de uma boa hidratação. Durante o dia transpiramos e deixamos de repor os líquidos perdidos. Muito cuidados nos dias mais quentes! Lembre-se da garrafinha de água a todo tempo ao alcance das mãos.

Festas de confraternização do trabalho
Não vá para a confraternização com fome, antes tome um suco ou coma um sanduíche natural, assim reduz o apetite e a quantidade de salgadinhos, frituras, bolo, ou docinhos será reduzida. Prove apenas alguns petiscos e faça escolhas saudáveis: suco de fruta para substituir o refrigerante e a cervejinha; saladas antes da refeição principal; escolha na mesa de frios aqueles alimentos de baixo valor calórico ( frutas, queijo branco, ovo cozido, azeitona, palmito). E muita atenção com as quantidades !

Na ceia de Natal
Primeiro planeje um cardápio mais leve ! Depois faça as preparações com produtos light, com reduzida adição de gordura e açúcar. Escolha pratos mais leves como saladas , carnes assadas e sucos. Como entrada opte pelas saladas (verduras cruas e um prato bem colorido), assim aumenta a saciedade. Para sobremesas abuse das frutas, principalmente daquelas da estação: abacaxi, ameixa, manga, melancia, nectarina e pêssego. Cuidado também nas quantidades, reduza o volume do prato principal.

Na festa de Ano Novo
Procure manter o ritmo que foi nas festas anteriores, faça sempre escolhas mais leves, bastante água e suco para hidratar as perdas hídricas do verão. Abuse das frutas! Evite também as bebidas alcoolicas rica em “calorias vazias”. O ideal seria apenas uma taça de vinho para o brinde, nesta bebida se encontra os polifenóis com propriedades antioxidante.

O importante é lembrar que essas celebrações são momentos de união e confraternização entre todos, não apenas reuniões focadas na comilança. Lógico que comer também é uma forma de comemorar, porém, cuidado, pois sair do ano de 2011 de bem consigo mesmo e com a balança nos dá energia e motivação em dobro para 2012 !

Obs: vou registrar minha ceia e toda comilança de Natal pra vocês heheh...

Nenhum comentário:

Postar um comentário