sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Como anda seu colesterol ?


O resultado de um exame de colesterol foi meu grande impulso para criar o blog e começar a pensar em dieta/malhação com mais seriedade ! Com certeza você também conhece alguém que tenha níveis elevados de colesterol no sangue, o popular "colesterol alto". De fato, essas pessoas normalmente começam a se preocupar com o que comer, fazer uma atividade física depois deste diagnóstico. De acordo com o Ministério da Saúde cerca de 30% da população brasileira sofre de colesterol alto ! Este mal pode ter várias causas, entre elas dietas com excessiva ingestão de alimentos ricos em colesterol e baixa ingestão de alimentos ricos em fibras. Apesar de prejudicial à saúde quando em níveis elevados, o colesterol tem a sua função no nosso organismo. Ele é necessário para construir e manter as membranas que revestem todas as células do corpo, ajuda na fabricação da bílis e é importante para o metabolismo das vitaminas A, K, E e D e formação dos hormônios sexuais. Para ser transportado pela circulação, do fígado, para os outros tecidos, o colesterol precisa estar ligado a uma proteína, dando origem assim às lipoproteínas. As principais lipoproteínas de transporte são: o HDL e o LDL.

O LDL é o principal vilão, pois em excesso, deposita-se nas artérias, podendo originar diversos problemas como: ataques do coração, AVC e aterosclerose.

O HDL é considerado o "bom colesterol", seus níveis satisfatórios estão relacionados a um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Isso se deve ao fato desta lipoproteína atuar na remoção da gordura acumulada nos vasos.

A maior parte do colesterol, em média 70% é fabricado pelo nosso próprio corpo, sintetizados pelo fígado. Somente os outros 30% são provenientes da alimentação. O colesterol é encontrado somente em alimentos de origem animal, suas principais fontes são leite integral, queijos, manteiga, creme de leite, biscoitos amanteigados, bacon, embutidos, frios, frutos do mar, gema de ovo e pele de aves. O consumo excessivo de gordura saturada é também responsável pela elevação do colesterol. A tão comentada gordura trans aumenta os níveis de LDL e diminui os de HDL. Ela está presente nas gorduras hidrogenadas, muito utilizadas na fabricação de sorvetes, chocolates, pães, molhos para salada, entre outros. Depois do meu exame diagnosticando o alto valor de LDL, procurei uma nutricionista e comecei a malhar frequentemente. A reeducação alimentar e atividade física é tudo para quem quer fazer as pazes com seu colesterol ruim. Abaixo seguem algumas dicas e mudanças que pessoalmente realizei nos últimos meses:

Aumentar o consumo de fibras (frutas, vegetais crus, cereais integrais, aveia, quinoa, leguminosas);

Utilizar somente azeite na cozinha ou óleos de girassol, milho e soja;

Ingerir pouco ou cortar totalmente açúcares (bolos, chocolates e bolachas);

Evitar ou cortar totalmente frituras;

Usar leite desnatado, retirar a gordura em execesso da carne e tirar a pele das aves;

Dê preferência para alimentos light e ricos em gorduras insaturadas.

Meu índice de LDL, em partes, vem de uma pré disposição genética, por isso tenho que me cuidar sempre ! Foi com a alteração da dieta e exercícios físicos que hoje meu colesterol ruim esta sobre controle. Além de conseguir uma avaliação médica mais positiva, senti os efeitos de uma vida mais saudável no meu corpo, o que me motivou ainda mais para continuar. Abaixo você encontra alguns índices de colesterol ruim por alimentos:

Azeite de Oliva
1 colher de sopa cheia = Colesterol Zero

Manteiga
1 colher de sopa cheia = Colesterol 64,3 mg

Queijo Parmesão 
3 colheres de sopa cheia = Colesterol 48 mg

Cheeseburguer 
1 unidade média = Colesterol 108 mg

Bacon Frito
2 fatias médias =  Colesterol 24 mg 

Salada de Fruta
1 taça de sobremesa = Colesterol Zero

Pudim de Leite
1 fatia média = Colesterol 36,5 mg

Biscoito Amantegado
4 unidades pequenas = 19 mg  

Não existe segredo, somente dieta e exercícios físicos !
Faça exames periódicos sempre, cuide-se !


PS: Obrigado a tia do refeitório Puras que me ajudou nas informações !

Nenhum comentário:

Postar um comentário