terça-feira, 30 de agosto de 2011

Alguém aí pratica natação ?



Tenho vários amigos que praticam ou já praticaram natação ! Eu, pessoalmente, nunca fiz uma aula mas morro de vontade, adoro água ! Fiz uma pesquisa rápida e vou dividi aqui com vocês. Se alguém quiser indicar alguma academia bacana em Sorocaba, fique a vontade ! Ao nadar todos os estilos desse esporte (crawl, costas, peito e borboleta) a pessoa estará trabalhando todos os grupamentos musculares. O risco de lesões para quem pratica natação é bem pequeno porque a água amortece os impactos ! A natação é um esporte relaxante que ajuda na redução da gordura corporal quando praticada na intensidade correta, permite a você ir além, pois é um esporte que amortece o impacto dos exercícios. Também é importante seguir uma dieta balanceada e suprir as necessidades de nutrientes de seu corpo, pois a natação é um esporte que demanda bastante energia. Os suplementos alimentares são importantes para suprir suas necessidades, pois alguns nutrientes não são encontrados com abundância nos alimentos ou no próprio corpo. Isso vai melhorar seu desempenho no esporte, pois ajudará na manutenção e no aumento de massa muscular, aumentará o seu metabolismo e o seu sistema imunológico e fornecerá a quantidade de vitaminas e minerais que um praticante de atividade física necessita para se exercitar melhor. Abaixo alguns suplementos para auxiliar na natação. Atenção, consulte um profissional antes de tomar qualquer suplemento !

Sports drinks
É desaconselhado comer durante a prática de natação, mas é importante manter-se hidratado, pois o seu corpo perde muitos fluidos. Os sports drinks, além de manterem o corpo hidratado, são uma fonte importante de carboidratos, que deve ser a base da alimentação e suplementação de um nadador. O suor que evapora pela pele contém uma variedade de eletrólitos. Estes têm em sua composição alguns componentes, como sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os eletrólitos, especialmente sódio e potássio, são importantes na recomposição da perda desses eletrólitos durante a natação e apara a reidratação.

Dextrose
Os carboidratos são a fonte mais eficiente de energia para os músculos, e um nadador precisa de bastante energia porque o desgaste físico do esporte é muito grande. Portanto, é importante para o nadador manter uma dieta rica em carboidratos. A suplementação com dextrose é importante, pois esta é uma rica fonte de carboidratos. A dextrose, mais conhecida como glicose, é a principal fonte de energia do corpo, e é considerada um carboidrato simples, pois é digerido e absorvido rapidamente, dando um aumento de energia imediato.

Glutamina
É usada pelo corpo para manter o sistema imunológico fortalecido. A glutamina promove o ganho de massa muscular e é excelente também para o pós-treino e pós-competição, sendo importante para a recuperação muscular. A glutamina supre as necessidades que o corpo tem de aminoácidos, que são necessários para preservar a massa muscular e manter o seu sistema imunológico fortalecido. Músculos fortalecidos geram a força que você precisa para ter um melhor rendimento nas piscinas.

Whey Protein
Se deseja ganhar músculos, você precisa de proteína. Whey é a proteína de maior qualidade e de maior valor biológico existente no mercado. Escolher um suplemento protéico de qualidade é essencial para manter-se saudável e ajudar na construção de músculos que serão bastante exigidos durante a prática da natação. Depois do exercício, treinamento ou competição, o Whey ajuda na sua recuperação. Além de tudo, o Whey não pesa no estômago e é digerido de maneira rápida e fácil.

Guaraná 
Fornece energia para o corpo, mantendo nível de performance durante a prática da natação.O guaraná ajuda também a manter um bom funcionamento do sistema nervoso central e do metabolismo. Mas, tome cuidado, pois o uso excessivo de cafeína pode ser prejudicial. Portanto, faça uso do guaraná com moderação.

Os benefícios são inúmeros mas podemos destacar: não causa impacto nas articulações e nem na musculatura, portanto não há grande risco de lesões; trabalha o sistema cardíaco e respiratório, fazendo com que o condicionamento físico melhore e gasto calórico é na média de 600 kcal/hora. Alguns riscos e cuidados na natação: a freqüência mais alta dos batimentos cardíacos deve ser 75% da máxima permitida; caso as aulas não sejam equilibradas, o aluno pode forçar demais uma só parte do corpo, isso acontece quando, a aula inteira é feita com palmar ou nadadeiras, ou ainda, quando a pessoa nada apenas um estilo. Lembrando que até já fizemos um sorteio com touca pra natação aqui no blog, vou ver se consigo mais para novo sorteio ! Hummm bateu a vontade de pegar o óculos, maiô e correr pra piscina !!!

2 comentários:

  1. Oi Juju,
    quando era pequena fazia muita natação e a uns 2 anos atras voltei a nadar por conta do meu filhote, mas parei logo em seguida..falta de tempo.... E não tem nada melhor para o corpo, vc sai toda dolorida...é muito bom...kkk. Agora escolha uma academia com piscina aquecida..eu odiava entrar naquela piscina gelada...brurrr
    Minhas costas tem uma definição bacana por conta de anos nadando.

    Beijão

    http://corpitchosarado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gabriella Brasileiro23 setembro, 2011

    helowwww Ju essa semana comecei em uma nova escola Aquatic Center... a professora eh muuuiito legal (mas descobri que estou nadando tudo errado!)rsrrs a piscina é ótima, limpinha e grande. Recomendo ;) beijo e parabéns!

    ResponderExcluir