quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Braços fortes


Quem me acompanha no Facebook (Juliana Marcone) e no Twitter, segue aí @jumarcone, já sabe que a gripe infelizmente me pegou essa semana ! Ontem cheguei em casa com dor de cabeça, dores no corpo, febre, nariz trancado e por fim achei melhor ficar descansando e me poupar dos exercícios. Eu sei que se eu fosse na academia não iria render nada e ainda não estava afim de acordar ainda pior ! Hoje já me sinto melhor, estou me cuidado pra voltar com tudo e recuperar os treinos perdidos ! Bom, vamos ao post !

É comum encontrar pessoas, especialmente mulheres, que chegam a odiar treinar superior. Sempre escuto críticas e resmungos sobre isso na academia mas eu pelo contrário, adoro ! Tento treinar superior duas vezes na semana pois desenvolvo super rápido e gosto de ver meus braços e ombros tonificados. Gostaria de seguir religiosamente essa rotina mas esta difícil, já que ando dando preferência para pernas e glúteos.


Comecei a treinar superior na musculação depois que parei com as aulas de boxe. Não era minha necessidade e nem tinha tempo para dedicar mais exercícios aos braços, costa e ombros naquela época. Uma boa dica para pessoas que não possuem muito tempo para treinar superior é participar da aula de Body Pump, uma modalidade da Body System que algumas academias possuem. Com duração de aproximadamente 60 minutos essa aula trabalha muito superior com vários exercícios utilizando barras, pesos e anilhas. Infelizmente por uma questão de horário eu não consigo participar das aulas onde treino, sinto muito falta, pois ganhei musculatura e resistência com o Body Pump ! Outra opção, como disse, são as aulas de lutas que desenvolvem muito, além de emagrecer horrores !


Não treinar ombro¸ peito¸ dorsal e nem desejar ficar com os braços musculosos é opção. As mulheres, principalmente, não chegam nesses resultados rapidamente. Acredito que no remodelar do corpo para formas mais proporcionais e melhor equilíbrio geral devemos treinar todos os grupos musculares. Não acho errado uma mulher ter um corpo forte e mais musculoso, sem exageros, ao contrário, é gratificante ter resultados e mudanças visuais.  O importante, na minha opinião, é ter harmonia, sempre ! Que cara feia eu fiz na próxima foto hehehhe...


Vale a pena ressaltar neste post a importância do acompanhamento de um profissional monitorando os treinos de superior, especialmente para pessoas que possuem algum problema na coluna ou nos ombros. São nos ombros que encontramos a maior mobilidade articular presente no corpo. Eles se movimentam praticamente em todas as direções e em diversos ângulos¸ e é por esse motivo que é o membro que se não treinarmos com muita cautela acabaremos por nos lesionar. Atenção e muito cuidado com a carga e execução dos movimentos pessoal !


As fotos são de alguns exercícios que compõem meu treino de superior, ainda durante esta semana ele será modificado. Eu faço vários exercícios num mesmo dia, meu treino ainda é básico com movimentos conhecidos, como vocês podem ver nas fotos, tento caprichar nas cargas e ir me desafiando a cada semana. Gosto de treinar com alteres, pesos e barras, normalmente com repetições que variam de 8 à 15 ou sem contagem, até falha. Em breve faço um novo registro para vocês com mais exercícios, pesos e seqüência do treino. Vamos juntos, rumo a braços fortes e torneados !   


Uma curiosidade:
"Wilmore demonstrou que mulheres possuem cerca de 37% da força de um homem no exercício de supino, mas se formos comparar esta força específica em relação ao peso corporal esta relação passa para 46% e se comparada ao volume da massa magra a relação vai para 55% da força de um homem assim¸ podemos verificar que para membros superiores o homem é significativamente mais forte apesar de relação modificar em função da discriminação da composição corporal.
Mas¸ quando passamos para o exercício de Leg Pressure observa-se que as mulheres possuem 73% da força de um homem¸ relativa ao peso a relação é de 92%¸ e se observada em relação a massa magra passamos para 106%¸ ou seja as mulheres passam a ser mais fortes do que os homens." Podemos observar que a força em membros inferiores de mulheres comuns é praticamente igual a dos homens comuns¸ o mesmo não se procede em membros superiores. Este é um importante fator a ser considerado na montagem de um programa de treinamento com pesos além de fatores como: adaptação específica para o trabalho¸ condições iniciais de força¸ flexibilidade¸ potência aeróbia e até condições emocionais e climáticas. Bacana né ? Encontrei este artigo no site do Waldemar Guimarães http://www.waldemarguimaraes.com.br/ !

Bons treinos para todos !!!

3 comentários:

  1. oi Juh!! também amo fazer os superiores, dá menos trabalho do que as perninhas neh! adorei post!
    bjao!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Espero que vc já esteja 100%!
    Eu não gostava muito de treinar superiores não, faltava todos os treinos, mas agora tudo mudou e eu estou adorando!
    Além de ficar com braços bonitos tbm me ajuda no stiff e outros exercicios que eu preciso de força nos braços.
    Biceps eu ja tenho um pouquinho, agora triceps, nem dá pra ver ainda...
    :(
    Mas to firme, 2 vezes por semana, um dia fica bom!
    BJos
    Thalita

    ResponderExcluir
  3. Helloo Juh .. isso mesmo .. eu ainda Não sô muito fã do superior .. mas faço 2x por semanaos exercícios básicos, mas coloco um pouquinho a mais de carga pra dar uma forçadinha... Tem que fazer neah ?? ter um corpo proporcional exige malhar tudo !!! Vamo que vamo mulherada .. pernas bonitas .. braços fortes .. barriga chapada ... aih aih e que venha o verãoooo!!! bjoss Bruna

    ResponderExcluir