sexta-feira, 25 de julho de 2014

Mulher - Alimentação Ideal x Idade





Da infância até a velhice, manter hábitos saudáveis de alimentação, aliados à prática de atividade física regular, é fundamental para garantir uma boa saúde. Mas será que existem alguns alimentos mais indicados em cada faixa etária? Especialistas indicam alguns deles ! 

20 anos

Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo, principalmente para quem tem uma vida bastante ativa. Pães e cereais integrais, arroz integral, grãos e leguminosas, frutas, legumes e verduras são as fontes desse nutriente essencial à nossa alimentação. É importante ficar atenta ao índice glicêmico (IG) desses alimentos, priorizando os de baixo e médio IG. A ocorrência de anemia é relativamente comum nessa fase, por isso a importância do consumo de alimentos fonte de ferro, micromineral ligado à hemoglobina, proteína que tem a função de transportar oxigênio para todas as células do corpo.

Alimentos indicados: pães integrais, quinoa e as leguminosas, como o grão-de-bico, os feijões e a lentilha, de baixo IG. Entre as frutas, maçã, pêra, ameixa vermelha, pêssego e as frutas vermelhas. Para garantir o ferro, carnes vermelhas, gema do ovo, leguminosas e vegetais folhosos verde-escuros. E alimentos fontes de vitamina C (acerola, goiaba, laranja, abacaxi, maracujá, limão), que auxiliam a absorção do ferro pelo organismo.
 
30 anos

Aos 30 anos deve-se dar mais atenção ao controle do peso. Nessa fase da vida as responsabilidades com trabalho e família costumam consumir boa parte do tempo, que acaba por ter menos tempo para dedicar a si mesma, descuidando da alimentação e deixando de praticar atividade física sob a desculpa de não ter tempo para isso. A alimentação balanceada deve priorizar o consumo de alimentos naturais, com o menor nível de processamento possível. Devemos sempre consumir alimentos, e não produtos. Nessa fase, para a mulher, a produção do colágeno começa a diminuir, o que reflete em menor elasticidade da pele e aparecimento de rugas. Por isso é importante consumir quantidades adequadas de proteínas de origem animal aliada ao consumo de alimentos fontes de vitamina C. 

Alimentos indicados: cereais integrais, frutas, verduras, legumes e leguminosas, importantes para o fornecimento de energia, assim como as proteínas. A suplementação com colágeno hidrolisado é um recurso que também pode ser adotado.

40 anos ou mais

A diferença é que, dependendo do nível de atividade física e do estilo de vida, as necessidades calóricas podem ser reduzidas. E, nessa fase deve-ser redobrar os cuidados para evitar a osteoporose. O ganho de peso também pode ocorrer com mais facilidade nessa fase e, naturalmente, ocorre uma diminuição da massa magra.

Alimentos indicados: fontes de cálcio, como leite e derivados desnatados, vegetais folhosos verde-escuros e o gergelim. Minerais que também estão envolvidos na formação óssea, como fósforo (encontrado nas carnes, ovos, leguminosas, nozes leite e derivados), magnésio (encontrado em cereais integrais, nos vegetais folhosos verde-escuros nas nozes e na castanha do pará) e vitamina A (leite, ovos, vegetais folhosos verde-escuros e frutas e legumes amarelos). O iogurte, que auxilia no funcionamento do intestino e é fonte de proteína e cálcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário