segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Saúde das Mamas



Hoje fugindo um pouco dos assuntos do blog, vamos falar sobre a saúde das mamas ! Espero que meu relato possa ajudar e informar os leitores ! Ainda adolescente, durante um ultrasom de rotina, descobri alguns nódulos nas mamas. O descobrimento dos nódulos não me assustou, pois durante o exame o médico já me tranquilizava, mas de qualquer forma acompanhei tudo com o mastologista. Infelizmente os nódulos se multiplicaram e cresceram, sendo assim, tive que retirá-los passando por duas cirurgias em dois anos. E nesta última sexta-feira, passei por novo um procedimento chamado mamotomia, que é uma modalidade de biópsia de mama com visualização, no meu caso, pela ultrassonografia, que permite a localização precisa das lesões. O método obtém fragmentos de tecidos mamários, e/ou elimina o nódulo, por meio de uma agulha que funciona em associação com um sistema a vácuo. O material coletado é encaminhado para exame. O procedimento é bem simples, indolor e rápido. Pela ultrassonografia, o médico localiza a área da biópsia, anestesia a região e faz uma pequena incisão local, aí introduzindo a agulha da mamotomia. A seguir, inicia a retirada dos fragmentos mamários, acionando o referido sistema a vácuo e o mecanismo de corte do instrumento, o que possibilita a retirada de diversas amostras de tecido com uma única introdução da agulha. Após o procedimento, o médico comprime a área puncionada para diminuir a chance de sangramento. A mamotomia dispensa qualquer internação e permite a recuperação praticamente imediata. No meu caso as mamas ficaram um pouco doloridas após o término do efeito da anestesia e com leves hematomas. O médico me recomendou não fazer exercícios durante 72 horas e ir retornando aos poucos. Os mastologistas não sabem informar ao certo quais os fatores que levam o surgimento dos meus nódulos. Ainda não tenho o resultado deste último exame, no qual vou verificar com meu médico como seguir o tratamento e as opções que temos para acompanhar ou eliminar os nódulos que ainda estão nas mamas. Estou muito confiante e sigo acompanhando tudo com meu mastologista, o que é muito importante !

Nenhum comentário:

Postar um comentário