quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Camarão



Há um tempo atrás fui jantar num restaurante japonês bem bacana em Sorocaba, o Yoshis. Enquanto todo mundo se deliciava com o rodízio repleto de pratos, eu devorava meu arroz com camarão ! Infelizmente esqueci e não anotei o nome do prato, que por sinal é maravilhoso !! Foi assim que comecei a pesquisar um pouco mais sobre esse crustáceo, pois na realidade nunca soube se ele era saudável ou não. A carne firme e translúcida do camarão cru surge numa larga variedade de cores, dependendo de qual a variedade. Pode ser rosada, cinzenta, acastanhada ou amarela. Uma vez cozidos, a carne destes crustáceos torna-se opaca e cremosa o de cor rosada. São mais de 300 espécies em todo o mundo, e, dentro dessas 300 espécies, estão disponíveis milhares de variedades !


A casca do camarão é uma fibra que funciona como aquela das verduras, estimulando o bom funcionamento do intestino. Nela existe uma substância que cada vez mais chama a atenção de médicos e nutricionistas: a quitosana ! Ela está presente também na aveia e consegue diminuir os níveis de colesterol no sangue porque diminui a sua reabsorção no intestino. Com isso, ela contribui para um menor risco de enfarte. Recentemente, a quitosana foi aclamada como um emagrecedor natural. Com relação a esta propriedade, porém, não há estudos conclusivos. O camarão também contêm purina, compostos que são transformados em ácido úrico no organismo. Por esse motivo, seu consumo costuma ser desaconselhado para pessoas sofrem de gota, doença causada pela deposição de cristais de ácido úrico nas articulações, que pode ser acompanhada de cálculos renais.


Uma curiosidade, o camarão tem a justa fama de lixeiro do mar ! O crustáceo se alimenta de restos orgânicos, como vegetais e animais mortos, além de larvas e peixes. No entanto, não é necessário se preocupar, o consumo é seguro se o animal for limpo corretamente. Camarões são boa fonte de proteínas e ainda contém cálcio, ferro, iodo, zinco e vitaminas B1, B2 e B12 ! Delícia não, deu até vontade de organizar um novo jantar no japonês heheh !!


Um comentário:

  1. eu sempre achei q camarao aumentava o colesterol ruim.. se isso confere ja nao sei! :P
    mas que é bom, ahhhh isso é! adoro camarao
    :*

    ResponderExcluir