segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ciclo X Treino



Uma das coisas mais chatas em ser mulher, na minha opinião, é menstruar todos os meses ! Pior ainda é encarar a rotina de treinos durante os dias no "vermelho" ! Achei o quadro acima durante uma pesquisa pela internet sobre o tema, nele podemos ver claramente as fases do ciclo com informações sobre como devemos treinar. Só para relembrar, nosso ciclo se divide durante 28 dias em cinco fases: menstrual, pós-menstrual, ovulatória, pós-ovulatória e fase pré-menstrual. Durante a fase menstrual, temos algumas alterações fisiológicas devido a diminuição nas concentrações dos hormônios estrógeno e progesterona levando a eclosão do óvulo e sangramento. Não existe contra-indicações para práticas esportivas durante essa fase. Estes eventos podem vir acompanhados das famosas “cólicas”, e que nos leva a um período de grande irritabilidade e instabilidade emocional, ocorrendo redução da força, velocidade e resistência. E a minha neste mês chegou junto com uma infecção urinária, que ainda estou tratando. Na semana passada consegui treinar apenas três dias, foi péssimo ! O fato é que não devemos nos ausentar do treino e sim adaptá-lo, dando ênfase a uma menor sobrecarga. Lógico que se a condição física for muito ruim, ou como eu que estava com muita dor, o melhor é não abusar. Mas podemos compensar tudo na fase ovulatória, onde há elevação das concentrações de progesterona, hormônio que participa da fisiologia ovariana e assim, tem-se a capacidade aumentada na realização do esforço físico e dos picos de força. Agora sim, devemos treinar pesado ! Enfim, durante sua menstruação não deixe de ir à academia, treine adequadamente em relação aos pesos, se alimente, controle a compulsão pelo chocolate e tome bastante água. Substâncias como vitamina E e B6, cálcio, magnésio, óleo de prímula são recomendados para ajudar controlar a TPM. Você também pode montar um cronograma de acordo com cada fase do ciclo aproveitando melhor seu treino !

4 comentários:

  1. Adorei a tabela. Só achei chato a quantidade (poucaa) de dias que dá pra malhar pesado de verdade. Mas é a vida, né? Quem mandou ser mulher..kkkkkk

    Muito bom o post. Passa no meu cantinho dpois, comecei um blog "fitness" agora. (:

    ResponderExcluir
  2. Adoro seu blog e acompanho já tem alguns meses.
    Ótimo trabalho pela perseverança de treinar levando a sério e principalmente tocar pra frente e manter sempre atualizado o blogger

    Continue assim
    '-'

    ResponderExcluir
  3. Ótimo trabalho com o blogger, acompanho faz tempo e admiro muito sua perseverança de levar a sério seu treino e de principalmente manter o blogger atualizado.

    Tentando me manter na rotina da academia direitinho e vendo suas dicas '-'

    ResponderExcluir
  4. ótima tabela heim! Acho um saco qnd estou mega motivada 100% dando duro e a bendita desce rssss..... mas são ossos do oficio não? rssss, salvei a tabela guardei! Bjaooooo.

    ResponderExcluir