segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A batalha final: festas de fim de ano !

Seja Natal, Ano Novo ou Páscoa, todas estas festas partilham do mesmo pecado, a tentação! Acho a melhor saída ser discreto! Sei que é horrível ser um desmancha-prazeres ao anunciar ao anfitrião, bem alto  que está de dieta e que não vai comer absolutamente nada. Bom, as vezes confesso que deixo claro que não vou comer certos alimentos, principalmente em casa! Quando estou em outros ambientes sou obrigada a comer porque não existem opções ou tenho vergonha de levar meu lanchinho, não tem jeito! O que me irrita mesmo, é quando alguém fala: "um só não vai fazer diferença", "você esta muito magrinha"...enfim, vamos lá pra algumas dicas e evitar passar por esse carão:

Concentre-se nas pessoas, não na comida!
Para os desesperados que não conseguem se controlar !rs O objetivo dessa ocasião especial é reunir familiares e amigos em torno de uma celebração, por isso, aproveite para pôr a conversa em dia e entrar no espírito festivo, de preferência longe da mesa. Fale, dance e conviva mais, coma menos!

Não vá para a festa de estômago vazio!
Esse técnica normalmente não funciona no meu caso, ultimamente chego nos lugares com fome ! Mas o melhor é mesmo fazer uma refeição light antes de sair de casa (iogurte, uma fruta e fatia de queijo) para poder desfrutar da festa sem excessos! A ideia é não chegar esfomeado, nem se despedir já com uns alguns botões da calça desapertados, oops !

Escolha sabiamente o que vai comer!
Se a festa tiver buffet (phyno) eu tento começar avaliando os alimentos disponíveis e só depois escolho. Fiz isso num almoço no último sábado e consegui, comi bem e super saudável! Haverá sempre opções mais saudáveis do que outras. Encha o prato com estes alimentos, fazendo-os acompanhar de pequenas porções daquelas delícias mais calóricas! Já sabem, evite os molhos, petiscos e outros salgadinhos!  Se não conseguir resistir as entradas tentadoras diga não à sobremesa ou vice-versa. Escolha inteligentemente!

Coma lentamente e saboreie bem a comida!
Nossa, eu sou zero nesse quesito, eu não como, engulo ! Mas estou melhorando e sei que o primeiro passo para conseguir este feito é escolher o que pretende e colocar num prato ou mesmo num guardanapo e sentar-se. Especialistas dizem que cada garfada deve ser mastigada cerca de 15 vezes para ser realmente apreciada. Mas não é só isso… o corpo demora cerca de 20 minutos a aperceber de que está cheio, ou seja, quanto mais devagar comer, menos alimentos vai ingerir no mesmo período de tempo !!!

Beba moderadamente!
O ideal é sempre água, no entanto, em muitos eventos, o H2O quase que não “combina” né? Minha melhor opção é sempre o bom suco natural. Raramente tomo refrigerante, cortei a muito tempo e não sinto falta ! Cerveja também não faz parte das poucas bebidas que eu tomo, normalmente peço saquerita de morango e na baladinha smirnoff ice, sempre alternando com água. Atenção (e como já deve saber) o álcool é um desinibador, o aliado perfeito para começar a acumular caloria atrás de caloria !!!

Faça com que a festa ocasional seja a exceção à sua dieta e não a regra!
Um descuido de vez em quando não é um problema, quanto mais um grande problema. Viva o dia do lixo ! Afinal, uma festa dura um ou dois dias no máximo. Aproveite para se mimar, mas não procure no Natal a desculpa perfeita para afogar todas as suas mágoas e depressões. A comida não é um remédio gente, nem uma solução! E saiba dizer "não" quando a sua tia insistir para que coma outra (a quarta!) rabanada, heheh... 

Amanhã é um novo dia!
E o dia certo para não se martirizar, para esquecer os sentimentos de culpa, para continuar equilibrado e saudável, para ir até a academia ou fazer um esporte ao ar livre e quando receber o próximo convite, estará mais que preparado para voltar a levar a sua dieta para dar uma volta!





Nenhum comentário:

Postar um comentário