quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sem vergonha da marmita



Na revista Boa Forma deste mês é possível encontrar uma matéria muito interessante sobre as "marmitas". Hoje muitas pessoas comem fora de casa e assim fica mais difícil seguir a dieta. Eu ando sempre com minha bolsa térmica, com minhas marmitas em alumínio ou plástico. Ultimamente tenho dado preferência aos potinhos de vidro, pesquisas apontam que são mais saudáveis do que as embalagens práticas feitas de plástico, mas é normal que eu pegue logo o recipiente que mais fácil está disponível em casa ! Eu tomo café da manhã em casa e/ou no meio do caminho para o trabalho, almoço na empresa......(um minuto de silêncio rs) e janto em casa ! Na minha marmita não entra nada que eu precise esquentar ou descongelar, praticamente esta tudo pronto porque eu não tenho nada disponível para manusear a comida fora de casa. Durante a semana saio bem preparada pois trabalho em um local onde não existe nenhum comércio por perto. Vou tentar registrar o meu almoço na empresa, se der tudo certo em breve coloco no blog ! Abaixo temos alguns informativos e dicas da matéria...

Almoço
Mesmo na marmita, o almoço deve ser completo. Precisa ter um tipo de carboidrato, um de proteína magra e mais um de leguminosa ou grão, além de folhas e legumes. A refeição deve ficar colorida, pois isso é o sinal de que fizemos combinações que garantem nutrientes variados para nosso organismo.

Armazenagem
Os alimentos que precisam ser aquecidos devem ficar em uma marmita ou recipiente diferente daqueles que podem ser consumidos frios. Por exemplo: não colocar o grelhado junto com a salada. Isso evita que as folhas fiquem murchas e percam o frescor. Se preferir levar um sanduíche, também é conselhável separar alguns itens do recheio e colocá-los no meio do pão apenas na hora de comer. Você também pode combinar um carboidrato quente e uma proteína fria ou viceversa. Só evite juntar os dois no mesmo recipiente ou compartimento da marmita.

Transporte com segurança
É uma boa ideia levar a marmita em uma sacola térmica com gelo ou aqueles saquinhos com gel congelado próprios para essa finalidade. Elimina o risco da comida estragar no caminho, especialmente se estiver calor. Mas, assim que chegar ao escritório, coloque a marmita na geladeira. Do contrário, há o risco de proliferação de bactérias que podem causar desde diarreia até sintomas mais graves. Para se precaver ainda mais, deixe a marmita no freezer (isto é, se tiver apenas alimentos que podem ser congelados) da noite para o dia e, na hora de sair de casa, coloque-a na sacola térmica. A escolha da marmita também é importante. Os potes de plástico comuns liberam substâncias tóxicas consideradas cancerígenas quando submetidos ao calor. Se for impossível evitá-los, passe a comida  para um prato na hora de aquecê-la.

Folhas frescas e crocantes
As folhas frescas são delicadas, em contato com os alimentos cozidos perdem a textura e o frescor em pouco tempo. Por isso, leve-as já lavadas e em um compartimento separado da marmita ou até em um recipiente sozinho e tempere-as só na hora de comer. Carregue um potinho com vinagrete, molho de iogurte ou de mostarda pronto de casa. Ou deixe um vidro de azeite e outro de vinagre de reserva no escritório. Os molhos também são ótimos para dar um sabor extra nos grelhados que, na marmita, podem ficar um pouco ressecados.

E sobremesa ?
O almoço fora de casa também merece uma sobremesa. De preferência uma fruta, que é bem mais leve que um doce e ajuda a complementar as vitaminas e fibras da refeição. Se levar já picadas, elas perdem parte das vitaminas, especialmente a C. Mas ainda assim são mais saudáveis que um pudim ou bolo ! 

Alguns exemplos para preparar a marmita:

Carboidrato: arroz integral, macarrão integral (penne, fusilli) com molho de tomate, risoto de quinua, batata-doce, batata, inhame (assado ou cozido), purê  de mandioquinha + Proteína: carne vermelha magra, peixe, frango (grelhado ou assado), ovo mexido, omelete.

Carboidrato + proteína: macarrão integral à bolonhesa, torta de  frango (camarão, atum), sopa de legumes com frango desfiado. Sugestão: se não tiver onde aquecer a sopa, leve-a batida em uma garrafa térmica capaz de mantê-la quente até a hora do almoço. Só evite fazer essa refeição muito tarde, pois qualquer comida, mesmo mantida aquecida, não deve ficar mais de duas horas fora da geladeira + Grão ou leguminosa: feijões, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha (se você dispensar a proteína das carnes, acrescente dois tipos de grão na marmita. Eles são fonte de carboidrato e proteína vegetal) + Verduras e legumes à vontade: abóbora, abobrinha, cenoura, beterraba, couve, espinafre, chuchu, escarola, vagem.

Carboidrato + proteína: salada de macarrão com atum e cenoura ralada, salada de grão-de-bico com bacalhau desfiado, salada de arroz integral e selvagem com peito de peru, tabule de quinua com legumes + Grão ou leguminosa: lentilha, grão-de-bico, milho, trigo em grão, cevadinha, soja (se você dispensar a proteína das carnes, acrescente dois tipos de grão na marmita. Eles são fonte de carboidrato e proteína vegetal) + Verduras e legumes à vontade: alface (americana, lisa, crespa, roxa), agrião, rúcula, repolho, pepino, abobrinha, cenoura e beterraba (cruas e raladas), palmito, tomate, champignon, rabanete.

Fonte: revista Boa Forma

4 comentários:

  1. ai precisava de uma assim....shaushushaushuashuasha

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria, eu não tenho vergonha nenhuma de levar minha marmitinha!

    ResponderExcluir
  3. Que legal, adorei as dicas. Ainda bem que trabalho bem pertinho de casa, então fica tudo mais fácil. beijos

    ResponderExcluir
  4. Juh .. eu tbm sempre levo a minha marmita com meu cafe da manha ... meu lanche da manha .. meu lanche da tarde e minha refeicao antes do treino !!! Eu almoco aki na empresa mesmo .. como temos VR sempre vamos em diferentes restaurantes ...e uma delicia pois a variedade de saladas e gigante e minha dieta fica muito bem equilibrada e balanceada !!! e depois do treino eu tomo a minha suplementacao .. nao tenho o habito de jantar .. pois como chego do treino um poquinho tarde ... a suplementacao e o suficiente .. e depois disso e banho e cama !!! vamo que vamo pq a marmita e tudo de bom e nao tenho vergonha nenhumaaaaaaa !! =D

    ResponderExcluir