quarta-feira, 22 de junho de 2011

Água



Todo mundo sabe que beber água diariamente é crucial para manutenção da vida ! Quatro dias a seco podem causa uma perda de 20% do peso corporal. No frio, esse tempo pode chegar a sete dias, dependendo das condições físicas de cada um. Para se ter uma idéia, a perda média de água do ser humano é de cerca de 2 a 2,5 litros de água por dia, que saem na urina, fezes e suor – em dias quentes, chegamos a perder o dobro disso. Uma atitude errada é a de só beber água quando está com sede. Pois bem, sentir sede é um provavel sinal de que você perdeu de 1% a 2% do seu peso em água, ou seja, beber água, além de uma necessidade deve ser um hábito ! A ingestão de água recomendada é algo em torno de 40ml por kilo de peso corporal ao dia. Lembre-se, estamos falando de água –  refrigerantes, sucos e chás não entram nessa conta! E tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez não resolve. Alguns dados apontam que o estômago tem capacidade para apenas 12 ml/kg/hora de líquidos. Recomenda-se algo em torno de 200ml a cada hora. Quando se fala de atletas fica mais difícil determinar uma hidratação ideal, já que fatores como duração e intensidade do exercício, devem ser levados em consideração. Entre os benefícios de uma ingestão de água adequada estão:

Temperatura
Exercícios físicos e muito calor, fazem o corpo liberar água pela transpiração, reduzindo a temperatura corporal.

Absorção de nutrientes
Uma boa hidratação garante o volume ideal de sangue para o transporte de nutrientes como a glicose, os aminoácidos, as vitaminas e os minerais.

Retenção hídrica
Em um organismo hidratado, a necessidade de armazenamento de água é menor, e através de um sistema regulatório o organismo elimina mais água a medida que ingere mais água. Assim, beber mais água ajuda a combater a retenção hídrica indesejada, mais comum entre as mulheres.

Celulite
Com a ingestão diária de água, a circulação sangüínea melhora e a eliminação de toxinas pela urina e pelo suor ajuda a previnir o aparecimento da celulite.

Digestão
A água ajuda a na formação de enzimas que promovem reações químicas no organismo, além de também formar o suco gástrico e a saliva, que auxiliam na digestão.

Um grupo de cientistas americanos, apresentou um novo estudo onde afirmam que dois copos de água antes de cada refeição podem ajudar as pessoas a emagrecer. Segundo os cientistas, a razão para o emagrecimento é física. O consumo de água antes da refeição pode fazer com que as pessoas se sintam saciadas e consumam menos calorias logo em seguida. Além disso, ingerir 8 copos de água gelada faz com que o corpo aumente o metabolismo, gastando 200 calorias a mais por dia para produzir mais calor. Beber alguns copos de água não vai resolver todos os seus problemas, mas como a água é de longe a bebida mais saudável, não há mal nenhum em manter uma garrafinha à mão durante o dia !

Professor e treinador Thiago Muller

Um comentário:

  1. OI Ju, vi vc lá no blog e vim te conhecer.
    to te seguindo, viu?

    Este post sobre a água é ótimo.

    Eu bebo uns 3 a 4 litros de água por dia, adoro.

    beijos
    Silvia

    www.treinoebeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir