quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Alimentação Verão



Para curtir o verão e tudo de bom que essa estação maravilhosa nos oferece é preciso ter uma alimentação leve, saudável, se hidratar e ficar atento com os perigos de contaminação ! Frutas, verduras, legumes, peixe e frango não podem faltar, pois favorecem a digestão. Os cereais, de preferência integrais, e as leguminosas - grãos - também devem ser consumidos devido aos seus nutrientes e fibras presentes. Prefira sempre os queijos magros e leite desnatado. Opte por alimentos naturais, frescos. Evite os industrializados, alimentos gordurosos, frituras, pois eles tornam o processo de digestão mais lento, dando aquela sensação de empanturramento. Além de todas as funções, os alimentos leves e saudáveis, se bem conservados diminuem ainda mais o risco de contaminações e toxiinfecções, super frequentes no verão. Sintomas de náuseas, vômitos e diarreia derrubam qualquer um e podem causar desidratação. Nesta estação, devido ao calor e umidade, a proliferação bacteriana é maior, o que deve aumentar também os cuidados com os alimentos.

Mantenha os alimentos refrigerados. Somente retire do refrigerador os alimentos nas quantidades que for realmente consumir e evite deixar alimentos após o preparo fora da geladeira. 

Evite alimentos de fácil contaminação como ovo, maionese e molhos, que são frequentemente expostos em ambiente que não o refrigerado.

Na praia, o cuidado deve ser o mesmo, evite queijos, camarão e sanduíches com maionese que costumam ficar muito tempo fora do ambiente de refrigeração.

Com o calor você transpira mais e precisa repor constantemente essa perda, para que não cause a desidratação. Para evitar que isso ocorra abuse dos líquidos: água de coco, sucos de frutas, chás e principalmente da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário