quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Digestão

 


Quem nunca sentiu aquele mal estar depois que comeu demais ou de uma escolha errada no cardápio ? Os desconfortos mais populares são a azia e a prisão de ventre. No entanto, a solução para esses problemas pode estar na nossa própria dieta ! Com a ingestão de alimentos que possuem propriedades digestivas o desconforto pode desaparecer. Mas se os problemas persistirem, o ideal é procurar um médico, que poderá dar uma orientação mais específica. Confira abaixo os alimentos que podem ajudar na digestão:

Fibras
Tanto as fibras insolúveis (cerais e farelos) quanto as solúveis (frutas, legumes e verduras) são recomendadas, porém vale lembrar que o mecanismo de ação de cada uma é diferente. As fibras insolúveis não são digeridas, e atuam aumentando a velocidade intestinal, contribuindo principalmente para o bom funcionamento intestinal e a prevenção de doenças no intestino. Já as solúveis agem retendo líquidos, formando um gel viscoso no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo mais saciedade. O consumo ideal é de 25 a 30g ao dia de fibras no geral. Elas prolongam o tempo que o alimento permanece no tubo digestivo. Lembrando que, para ter efeito desejado, é importante consumir as fibras em conjunto com a água. Ela irá ajudar na formação do bolo fecal, melhorando o fluxo do intestino.

Ameixa
Por conta do seu alto teor de fibras e da presença de determinados ácidos orgânicos digestivos, a ameixa é uma fruta com potencial laxativo, capaz de melhorar o trânsito intestinal. Uma média de duas ameixas por dia seria ideal para pessoas com o intestino preso.

Gengibre
Essa raiz auxilia na secreção gástrica e tem um poder anti-inflamatório natural, auxiliando na digestão e em quadros de gastrite, além de melhorar a sensação de queimação, dor e náusea.

Banana
A banana possui frutano, um amido resistente que contribui para o controle do índice glicêmico, melhora o colesterol e regulariza o trânsito intestinal. Ela completa dizendo que essa fibra está presente principalmente na banana verde, e que o consumo ideal é de uma colher de sopa da fruta por dia. A banana madura também ajuda a reverter quadros de diarreia.

Mamão e abacaxi
O abacaxi e o mamão possuem naturalmente enzimas em sua composição chamadas bromelina e papaína, respectivamente, que auxiliam na digestão principalmente de proteínas. Consumir uma fatia de abacaxi ou um quarto de mamão papaya após uma refeição rica em proteínas, como o churrasco, é ideal para uma digestão eficiente.

Azeite
Pesquisas recentes indicam que o azeite pode inibir a formação excessiva de ácido gástrico, melhorando a digestão e prevenindo a azia. Por ser uma gordura, o azeite estimula a produção de suco pancreático e a bile, facilitando a digestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário