segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Benefícios da Linhaça



Faz o intestino funcionar
O consumo diário de fibras é indispensável ao bom funcionamento do intestino. O grupo das insolúveis, que equivalem a dois terços do teor de fibras da linhaça, facilitam o trabalho mecânico. Elas retêm líquidos e aumentam o volume e o peso do bolo fecal, estimulando a mobilidade do intestino. Já as fibras solúveis atuam ali de outra maneira: em contato com a água, formam um gel lubrificante que é incorporado às fezes e facilita sua eliminação. Elas ainda sofrem a ação de bactérias fermentadoras que habitam o ambiente intestinal. Desse processo, formam-se compostos como os gases dióxido de carbono, hidrogênio e metano, que também impulsionam a eliminação do bolo fecal.

Deixa a pele saudável
Mais especificamente do óleo extraído dela - rico em ômega-3 e ômega-6, ácidos graxos necessários à formação das membranas celulares.

Afasta o diabetes
A linhaça dá aquela força para evitar os picos de glicose. E, como já mencionamos, essas substâncias tornam o processo digestivo mais lento. Para quem enfrenta o diabetes, a lentidão é uma enorme vantagem porque diminuir a velocidade com que o açúcar será liberado na circulação faz uma tremenda diferença.

Ômega-3
Esse ácido graxo tem sido associado à melhora da resistência à insulina, que caracteriza o diabetes. Um dos mecanismos por trás desse benefício seria provocar o aumento das concentrações de outro hormônio, chamado adiponectina. Quanto maiores as concentrações dessa substância, maior é a sensibilidade à insulina do indivíduo.

Lignanas
No caso desses compostos fenólicos encontrados na linhaça - substâncias com potente ação antioxidante -, a proteção está relacionada ao bloqueio de processos inflamatórios, que também têm sua parcela de culpa no desenvolvimento do diabetes.

Minerais
Nesse quesito, vamos destacar três componentes da linhaça: cobre, o zinco e magnésio, sendo esse um dos minerais que aumenta a atividade do receptor de insulina nas células.

Protege o coração
Dentro do intestino, as fibras solúveis da linhaça capturam os ácidos biliares, diminuindo suas concentrações. Isso gera um sinal de alerta para o organismo, que mobiliza colesterol para sintetizar mais desses ácidos biliares - pois, sem eles, não será possível digerir a gordura dos alimentos. Assim, o fígado precisará retirar mais colesterol da circulação, mantendo o sangue, digamos, mais magro.

Lignanas
Outra explicação para o efeito da linhaça na redução do colesterol diz respeito às tais lignanas. Graças ao efeito antioxidante, elas impedem a oxidação da molécula LDL e ajudam a amenizar a inflamação e, com isso, a formação de placas de gordura nos vasos.

Previne o câncer de mama
Estudos indicam que a semente atua, principalmente, contra o câncer de mama. Não existem conclusões definitivas, mas especula-se o benefício esteja ligado, de novo, às lignanas. É que, devido à sua ação antioxidante, elas provocariam a apoptose das células tumorais, ou seja, estimulariam a morte dessas células doentes.            

Alivia os sintomas da menopausa
As estrelas aqui são elas novamente: as lignanas. É que, no corpo, essas moléculas agem de modo semelhante ao estrogênio, hormônio que sofre uma queda no período da menopausa.

Resguarda o sistema nervoso
O que explica a ação é o ômega-3, que, transformado em ácido docosa-hexaenoico (DHA), participa da constituição da bainha de mielina, uma espécie de revestimento dos neurônios. Essa estrutura permite que os impulsos sejam transmitidos ao longo da fibra nervosa com precisão e velocidade, fazendo com que o sistema nervoso funcione de maneira adequada. E disso dependem todas as nossas ações e reações, como pensar, falar, respirar, ler e até piscar os olhos.
 
Revista Saúde É Vital             

Nenhum comentário:

Postar um comentário