terça-feira, 27 de maio de 2014

Ingestão de Água - Mitos e Verdades



Beber água durante as refeições atrapalha a digestão ? MITO O consumo de água não interfere na digestão. Em alguns casos, no entanto, este hábito pode trazer transtornos. É o que acontece, por exemplo, nos pacientes portadores de doença de refluxo gastroesofágico. Nestes casos, a ingestão de líquidos durante as refeições, aumentando a pressão dentro do estômago, vai facilitar mais ainda o refluxo, podendo piorar os sintomas.

Se eu tomar água em excesso, posso passar mal ? VERDADE Em pessoas saudáveis, os rins filtram em média 800 a 1000 ml de água em uma hora. Não há risco de passar mal com quantidades de água que não excedam esses valores. Porém, há perigo se alguém beber volumes maiores. Quantidades superiores a 3 - 4 litros de água por hora podem aumentar o risco de hiponatremia, que é a queda do nível de sódio sanguíneo, podendo causar torpor, confusão e até convulsões.

A água com gás hidrata menos que a natural ? MITO Não existem estudos que comprovem esta afirmação. Ela tem a mesma capacidade de hidratação que o líquido sem gás.

Água com gás pode fazer mal ao estômago ? PARCIALMENTE VERDADE O gás ingerido com a água vai, principalmente, aumentar a pressão intragástrica, podendo ou não causar desconforto. Ela pode piorar os sintomas para os pacientes com doenças do refluxo gastroesofágico. A água com gás ingerida em excesso pode causar irritação da mucosa do estômago em pessoas com maior suscetibilidade.

Ao praticar atividades físicas, devo beber bastante água para recuperar o que foi perdido pelo suor ? VERDADE Em situações normais, recomenda-se o consumo diário de 30 ml de água por quilo de peso ou de 2 litros de água. O corpo tem necessidade de água para realizar o metabolismo, independentemente se a pessoa pratica exercício ou não. Mas se você é um esportista ou trabalha em um local quente, perderá muito mais água pelo suor e precisará beber líquido para manter esse equilíbrio.

Quem consome muito sal ou muito açúcar sente mais sede ? VERDADE Essas substâncias são facilmente absorvidas no intestino, penetrando na corrente sanguínea. A rápida elevação dos níveis de glicose, após a ingestão de açúcar, e de sódio, após a ingestão de sal, altera os níveis da corrente sanguínea. Essa migração de líquidos para dentro da corrente sanguínea reduzirá a quantidade de líquidos em outras estruturas orgânicas, fazendo com que o indivíduo tenha sede.

Devo beber água mesmo sem ter sede ? VERDADE O mecanismo da sede só vai ser deflagrado quando a quantidade de água do corpo estiver no limite do aceitável, ou seja, abaixo desse nível a falta do líquido poderá causar prejuízos ao metabolismo. Por isso, é importante evitar que o corpo chegue a esse limiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário