quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A Importância do Café da Manhã



Como anda sua mais importante refeição do dia ? Na minha rotina, infelizmente não há refeição mais maltratada do que o café da manhã. Meu sonho é que um dia eu tenha tempo ou acorde mais cedo para sentar e comer com calma. Sempre saio de casa correndo com algum alimento nas mãos heheh. Enfim gente, fato é que muitos chegam a ignorar o café da manhã, e alguns até o evitam, porém o desjejum deveria ser reverenciado por todos. É uma etapa da alimentação super essencial para a saúde, para a manutenção do peso, para o equilíbrio de tudo o que se fará e se comerá durante o dia ! Indivíduos que fazem o desjejum têm melhor aporte nutricional diário, comparados com aqueles que não fazem. Sabemos também que as pessoas habituadas à refeição matinal têm melhor desempenho em testes de memória e na resolução de problemas. O desjejum é fundamental para reiniciar o estímulo do funcionamento intestinal, prevenindo a obstipação e outras doenças do órgão. Até para perder ou manter peso, o desjejum é importante. Ao contrário do que muita gente pensa, pulá-lo não emagrece !! O fracionamento das refeições ao longo do dia, com a inclusão do desjejum, contribui para o metabolismo energético adequado, ou seja, ajuda a equilibrar melhor o que consumimos e o que gastamos. Aqueles que, por qualquer motivo, não tomam café da manhã, antes de mais nada devem descobrir o motivo. Pode ser que estejam comendo muito tarde, e em grande quantidade na noite anterior. Se for esse o seu caso, é preciso empenho para mudar o hábito ! O primeiro passo pode ser começar o dia fornecendo ao corpo a energia que ele precisa.

Algumas sugestões e dicas:

Acordar 15 minutos mais cedo (socorro heheh!!) para evitar a desculpa de “falta de tempo para o café da manhã”.

Para quem não consome absolutamente nada, a dica é iniciar com metade de uma fruta ou alimentos como torrada, bolacha, barra de cereal, leite, suco ou um copo de vitamina. A ideia é ‘quebrar o jejum’ e não sair de casa de estômago vazio.

Levar uma fruta ou um suco para consumir no caminho.

Sair mais cedo e parar em alguma padaria para tomar o café.

Fazer essa refeição acompanhado pois além de mais prazeroso, o compromisso com alguém pode ajudar criar o hábito.

Vale a pena sentar à mesa e incentivar as crianças a consumir nem que seja um copo de leite ou vitamina, antes de sair de casa para estudar ou brincar. 

Um comentário:

  1. Eu tinha o pessimo habito de nao tomar cafe da manha... simplesmente nao conseguia MESMO acordar e comer nada, alias nem beber! Quando casei, comecei a acordar mais cedo pra fazer um mimo pro meu Marido e preparar o cafe dele. Ele começou a me fazer sentar e tomar cafe cafe com ele... e assim fui me acostumando. Hj em dia tomo cafe da manha TODOS os dias, ate mesmo nos dias em que por acaso ele nao esta em casa. Mudei completamente meus habitos alimentares, sigo uma dieta mais balanceada e treino 5x na semana... e vamo q vamo, rs
    Bjs

    http://projetoeumaisgostosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir