quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mães e saradas


Tem muitas mamães seguidoras e leitoras do blog por aí ? Eu ainda não sou mãe mas acho incrível e super divino essa fase maravilhosa que nós mulheres temos a oportunidade de passar. Independente de que hora um bebê venha a nos surpreender o melhor a fazer é receber essa nova vida com muito carinho e amor ! Hoje vou passar algumas informações sobre como se manter em forma durante a gravidez e no pós-parto, independente disso já é válido lembrar que tudo deve ser autorizado pelo médico que acompanha a gestação ! Ilustrando o post temos mães famosas, Gisele, Dani Tamega, JLO, Mariah Carey, lindas e saradas (tapa na cara) ! Vamos lá...os principais fatores determinantes para o aumento de peso durante a gestação estão associados ao estilo de vida no período pré e pós-parto. O período pós-parto, chamado de puerpério, dura em torno de seis a oito semanas e só termina com o retorno das menstruações. Esse é um momento de mudanças físicas, fisiológicas e psíquicas. Para a mulher que acabou de ganhar neném voltar ao peso que tinha antes de engravidar, é preciso manter uma alimentação equilibrada e ao mesmo tempo garantir a qualidade da amamentação.


A alimentação depois do parto normal pode ser feita normalmente após o término dos efeitos da anestesia com a alimentação liberada pelo hospital. Já no parto cesárea, a alimentação deverá ser iniciada gradualmente após seis horas e deve ser de fácil digestão, equilibrada em nutrientes e fibras para favorecer o funcionamento do intestino e a adequada produção de leite. Imediatamente após o parto, já ocorre naturalmente a perda de peso, aproximadamente 5kg, pela saída do recém-nascido, placenta, líquido amniótico e sangue. Esta redução permanece por mais alguns dias, com a eliminação de líquidos retidos no organismo e normalização das funções intestinais.


Para perder peso após o parto é importante não fazer dietas malucas e restrições alimentares, manter uma alimentação saudável sob a orientação de um nutricionista, evitar alimentos ricos em gordura saturada e trans, como pele de frango, queijos amarelos, molhos de salada industrializados, salgadinhos, bolos e biscoitos recheados e preparações gratinadas, utilizar métodos para cozinhar que adicionam pouca ou nenhuma gordura, como assar, grelhar e cozinhar a vapor, evitar a gula e assim que houver liberação médica sair com o bebê para caminhar pelo bairro ou fazer exercícios, por exemplo, bicicleta ergométrica em casa, enquanto o bebê dorme !


Ao amamentar, além de seguir uma alimentação saudável, é possível perder de 2 a 4kg em um mês sem comprometer a produção de leite e consequentemente, o crescimento e desenvolvimento do bebê. Porém, se a mulher ganhou mais de 12kg durante a gestação será mais demorado voltar à boa forma. Tudo também neste caso tem relação direta a genética, comportamento de cada pessoa. Para a mulher que amamenta é necessário consumir uma quantidade adicional de aproximadamente 600 calorias e de 16g de proteína ao dia. Porém no pós-parto, quando o organismo da mulher está preparado para lactar, nem sempre ela consome a quantidade necessária de calorias para produzir o leite que o bebê ingere. Se estiver amamentando, o organismo irá retirar aquela reserva acumulada para fabricar o leite materno. Se a amamentação for exclusiva (por seis meses) a perda de peso da mãe será mais rápida. Portanto se a mãe parar de amamentar precocemente vai acabar conservando as calorias que seriam usadas para fabricar leite materno, e então, demorará mais tempo para voltar ao peso pré-gestacional. O importante sempre é praticar atividade física antes, durante e depois, se atentando aos cuidados necessários que toda gravidez requer !

Fonte: Guia do Bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário