segunda-feira, 11 de março de 2013

Melhores alimentos para atletas



É fundamental enriquecer a dieta com alguns alimentos que podem auxiliar no melhor desempenho, seja através do fornecimento de energia ou das defesas do organismo. Mas, lembre-se que é importante associar as opções sugeridas abaixo com uma alimentação variada, com qualidade e quantidades adequadas ! Consulte sempre um profissional para o desenvolvimento de uma dieta específica.

Chá Verde
Fitoquímicos e cafeína.
Neutralizam substâncias que promovem o cansaço e o estresse. Também proporciona efeito estimulante e é desintoxicante.

Aveia
Fibras solúveis e vitaminas do complexo B.
É um alimento de baixa carga glicêmica e possui uma fibra solúvel (betaglucana) que proporciona uma liberação gradativa de glicose, evitando, desta forma picos de glicemia após o seu consumo. Ideal para ser consumida antes dos treinos.

Carne Vermelha/Fígado 
Proteínas, ferro, zinco e vitamina B12.
Evita a fadiga, melhora o desempenho mental, conduz oxigênio para todas as células do corpo e é essencial para recuperação dos tecidos.

Peixes
(salmão, atum, truta, sardinha, cavala e arenque)
Graxos ómega 3.
Potente anti-inflamatório natural, papel importante no sistema imunológico e previne contra doenças cardiovasculares.

Azeite
Vitamina E e gorduras monoinsaturadas.
Atua como antioxidante, protegendo as células da destruição causada por radicais livres nas membranas celulares, tem ação anti-inflamatória, auxilia no transporte e na absorção de algumas vitaminas (A, D, E e K), auxilia na manutenção do colesterol total dentro dos limites normais, aumenta os níveis de HDL (bom colesterol) e previne problemas cardíacos.

Iogurte
Probióticos (microorganismos do bem).
Promove a saúde e a manutenção do equilíbrio da flora intestinal. Assim, os nutrientes, vitaminas e minerais serão absorvidos de uma forma muito mais eficiente!

Nozes
Ácidos graxos essenciais (gorduras benéficas), vitamina E e do complexo B.
Elevada capacidade antioxidante impedindo, desta forma, a destruição celular ocasionada por radicais livres e na atividade física, pode atuar como fonte de energia.

Batata Doce
Vitamina A e do complexo B, carboidratos, potássio, fósforo, cálcio, ferro e antocianinas.
Maximiza a reposição do glicogénio gasto durante o esforço , reforça o sistema de defesa do organismo, reduzindo a susceptibilidade à infecções e tem propriedades antioxidantes e antimutagêncas.


Açaí
Minerais como potássio e cálcio, antioxidantes, carboidratos e gorduras
Proporciona alta fonte energética e interessante repositor para atividade física de diferentes modalidades.

Tomate
Licopeno e vitamina C.
Atua como antioxidante prevenindo o envelhecimento celular e minimiza a queda da defesa imunológica do corpo aumentando a resistência à infecções. 

Um comentário:

  1. Nossa adorei as dicas!!!!!!

    Consumo alguns, tentarei incluir outros

    bjuxxxxx

    ResponderExcluir