segunda-feira, 18 de abril de 2011

Boxe Feminino !



Ultimamente a mulher tem se associado cada vez menos à imagem frágil e submissa que sempre a acompanhou. Simultaneamente o boxe feminino cresceu, tomando conta das academias e hoje as mulheres representam grande parcela do pugilismo ! Mas é claro que com muita feminilidade, até nas luvas cor-de-rosa (eu tenho!) e nos shorts personalizados. Algumas mulheres resolveram levar ao pé da letra que bater não é só para homens e resolveram buscar no boxe uma alternativa para entrar em forma, extravasarem as emoções, aprimorarem a coordenação motora, além de ser uma técnica também de autodefesa e equilíbrio entre corpo e mente.



Na academia onde treino, as aulas são mescladas entre homens e mulheres, são adaptadas, onde se combina golpes com movimentos aeróbicos tornando-se assim descontraídas, mas muito eficaz. Normalmente iniciamos com um aquecimento (corrida, corda...) e depois partimos para a técnica e luta. Nas aulas pode-se ter contato ou não, em sua maioria não tem, também vai depender do seu objetivo na modalidae. Os socos são dados no ar seqüencialmente ou sem algum aparelho específico, onde deixa de ser violento. Optei pelo boxe porque precisava de uma aula rápida e eficiente, já que não tinha muito tempo de fazer aulas aeróbicas. Senti que melhorei muito na cardio depois de iniciar as aulas. A modalidade é bastante eficaz quando se trata de eliminar aquelas gordurinhas indesejáveis, pois tem um índice de gasto calórico altíssimo por incluir muita atividade aeróbica e exercícios localizados como flexões de braço e abdominais. Atenção para você que perde peso muito rápido como eu, possui metabolismo acelerado: praticando boxe sua alimentação deve ser reforçada ! Logo que iniciei as aulas perdi 4 kgs ! Sim, 4 kgs em praticamente um mês e meio de treino !



Os exercícios do boxe também ajudam a desenvolver diretamente os músculos do braço, como o tríceps, os ombros e os músculos peitorais, já os inferiores do corpo como a panturrilha, quadríceps, glúteos e posteriores da coxa, são trabalhados indiretamente. Por isso tem a necessidade de complementar o treinamento com alguma outra modalidade, como a musculação! A modalidade exige fôlego, coordenação e tática, mas mesmo aqueles que ainda não possuem esses requisitos podem começar devagar, assim como eu fiz ! Há também o boxe feito em clubes onde a intenção principal são as competições. Algumas regras foram criadas pelas Associações de Boxe visando às mulheres praticantes. São elas:

É proibido o confronto entre pugilistas de sexo oposto

A duração dos combates é de três rounds com duração de 2 minutos cada e intervalo de 1 minuto

As pugilistas deverão usar camisetas de mangas curtas, protetor de seios e somente elásticos para prender os cabelos

As pugilistas deverão fornecer informações em cada competição sobre seu estado de saúde física, assinando documentos de registro contendo estas informações

Em caso de competição que haja homens e mulheres, os organizadores deverão reservar vestiários separados e exclusivos para o boxe feminino


E não fique com vergonha se na sua academia a maioria dos praticantes ainda forem do sexo masculino ! Siga em frente e colha todos os benefícios que esta modalidade com certeza irá lhe trazer ! Se depois de todas estas explicações você continuar pensando que é uma modalidade somente para homens e também bruta demais, é melhor rever seus conceitos ! Boxe !

Obs: Gente não sei o que aconteceu com a formatação deste blog, esta muito estranha e eu não consegui alterar ! Sorry !

Nenhum comentário:

Postar um comentário