domingo, 16 de março de 2014

Chás



Além de serem diuréticos e conter propriedades antioxidantes, cada tipo de chá consegue trazer um benefício. Além disso, um estudo feito com 500 mil europeus mostrou que as pessoas que consomem chás e café têm menos chances de desenvolver câncer no cérebro. Outra pesquisa realizada na Holanda analisou 40 mil pessoas e apontou que tomar xícaras de chás ou café previne o coração contra problemas cardíacos e diabetes tipo 2, quadro mais comum da doença.

Camomila

Alivia dores de cabeça e tem efeito calmante. Já foi comprovado em estudos que a camomila é um dos aliados naturais contra a TPM. A erva e o chá de maracujá são indicados para aliviar crises nervosas e sintomas de ansiedade. Além disso, a camomila também ajuda a combater a olheira.

Alecrim

Dentre os benefícios, o alecrim tem propriedade que combatem a anemia, gripe ou dores por contusões. Outro exemplo é o efeito anticáries que o alecrim do campo apresentou em estudos realizados na Universidade de São Paulo. Segundo o estudo o alecrim tem propriedades antioxidantes, quando usado em poucas quantidades.

Chá preto

O chá preto, ou chá vermelho é um tipo de bebida corriqueira do mundo ocidental. A bebida e é feita a partir da erva Camellia Sinensis, originária do chá verde. A diferença entre o verde e o preto é que o segundo passa por um processo de torrefação e assim, ganha um sabor diferente. O chá é ideal como anti-inflamatório, ajuda em processos intestinais e tem propriedades adstringentes.

Chá verde

Existem muitas teorias sobre o chá verde. Conhecido também como banchá, ou green tea, a bebida ganhou forças pelas propriedades terapêuticas, antioxidantes - capazes de retardar o aparecimento de rugas. Fora isso, estudos realizados no Reino Unido mostraram que a bebida protege o cérebro de Alzheimer e o corpo do câncer.

Erva-cidreira

É muito utilizada como remédio caseiro para mais de 20 males. Dentre eles, o chá é indicado para amenizar a ansiedade, cólica, febre, flatulências, gripe, insônia e até náuseas. Como tem propriedades calmantes, a erva é indicada para acalmar os ânimos também.

Erva-mate

Estudos comprovam que a erva-mate combate o colesterol ruim em até 12%. Outro estudo realizado nos Estados Unidos aponta que a erva utilizada para fazer o chimarrão é capaz inibir o envelhecimento precoce.

Boldo

Derivado da planta originária do Chile é conhecido por melhorar problemas de estômago, como cólicas, gases, azia e gastrite, além de estimular o processo digestivo. O indicado é consumir uma xícara pela noite, mas com moderação, porque o excesso do consumo pode levar às irritações no estômago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário