quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Alimentos tóxicos para cães


 

Muitos cães amam nossa comida, especialmente se sentem muito atraídos quando estamos comendo. É muito comum os proprietários de cães darem petiscos a seus animais, porém existem alguns alimentos que podem ser muito perigosos. E lembre-se: cada vez que o cão come algo que não está acostumado, sintomas gastrointestinais leve a moderados podem aparecer, como vômitos e diarreia. Segue uma lista de alimentos perigosos aos animais:

Uvas
Pode causar vômitos, diarreia, fraqueza.
 

Chocolate
Quanto mais amargo, mais perigoso é. O chocolate contém uma substância pertencente ao grupo das metilxantinas, que é tóxica para cães. Os sintomas variam desde vômito, dor abdominal, tremores, arritmias, hipertermia, convulsões e até morte.
 

Xilitiol
Adoçante muito usado em doces e balas. Em cães, ele causa um aumento importante na concentração de insulina na circulação, e isso reduz o nível de glicose no sangue. Os sinais desta intoxicação incluem vômitos, letargia, incoordenação e até convulsões. Pode ocorrer também insuficiência hepática.
 

Abacate
Distúrbios gastrointestinais e até sintomas relacionados ao sistema cardiovascular. E o caroço pode levar a obstrução intestinal.
 

Tomate verde
Tremores, convulsões, arritmias, devido a uma enzima chamada tomatina.
 

Frutas cítricas
Podem causar irritação na parede do estômago.
 

Leite
Cães não apresentam concentrações significativas de lactase (enzima que processa a lactose do leite ou derivados), e por conta disso, desenvolvem distúrbios gastrointestinais.
 

 
Sal
Grandes quantidades de sal levam à sede em excesso ou até a intoxicação por sódio, que consiste de vômito, diarréia, tremores, convulsões e morte.
 

Alimentos gordurosos em geral
Podem afetar vários órgãos, entre eles o pâncreas. Pancreatite é uma doença muito grave, onde o animal corre risco de vida. 
 

Cuide também da saúde do seu animal de estimação !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário