terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Ceia de Natal Saudável



As festas de fim de ano são um perigo para a alimentação saudável ! Geralmente, é nesta época do ano em que as pessoas cometem exageros à mesa. Baseada nos costumes de alimentação europeus e norte-americanos, a nossa ceia oferece riscos à saúde por dois motivos principais: primeiro, porque os alimentos são muito calóricos. Segundo, porque, nesta época, as pessoas costumam ingerir grandes quantidades de comida – os médicos dizem que, dependendo do banquete, é possível ganhar mais de 2 kg na véspera de natal – sem falar nos desconfortos no dia seguinte. Para evitar problemas para a saúde, é possível realizar substituições dos pratos tradicionais, geralmente muito mais calóricos e gordurosos, por pratos saudáveis. Dê preferência para produtos frescos como saladas verdes, frutas, leguminosas. Tudo isso pode ser incluído nos pratos ! Esses alimentos dão sensação de saciedade e fazem com que a pessoa ingira menos carnes e embutidos, que são calóricos, têm gordura e excesso de sódio. Troque carnes gordas, como pernil, camarões e mariscos, por outras mais leves, como peru, chester e especialmente peixes. Na hora da sobremesa, prefira mousses de frutas ou frutas da época, como melancia, uva, pêssego e ameixa. 

Cuidado
Para quem tem doenças preexistentes, é mais importante ainda controlar a gula na hora da ceia de Natal, já que os excessos podem trazer consequências. Pessoas que têm diabetes ou pressão alta podem sofrer consequências como arritmia cardíaca. Além disso, algumas sofrem intoxicações alimentares, pois a comida costuma ficar por muitas horas fora da geladeira e, aliado ao calor, pode estragar.

Dia Seguinte
Se você não resistir e exagerar na ceia, a dica para o dia seguinte é maneirar na ingestão de alimentos gordurosos e tomar muita água. Não é suco ou água de coco, que é muito calórica também. O que limpa é a água ! A recomendação é ingerir 2 litros do líquido por dia, se possível até mais. Na alimentação, abuse de saladas de folhas verdes, legumes e frutas, além de fazer os famosos sucos detox em casa mesmo. 

Nesta ceia, coma de tudo um pouco, com moderação, é o mais importante !
Evite abusar de bebidas alcoólicas, que só prejudicam o organismo.
Um ótimo e abençoado Natal para todos os leitores e amigos !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário