sábado, 24 de março de 2012

Alérgenos alimentares


O título do post de hoje fala sobre um assunto abordado no livro que vamos sortear aqui no blog, "Tudo posso mas nem tudo me convém". A autora, Dra. Gisela Savioli, descreve uma lista de alimentos que costuma retirar da alimentação de seus pacientes no primeiro momento do tratamento. Achei muito interessante e vou compartilhar alguns com vocês, segue abaixo:

Leite de vaca e derivados
O homem é o único mamífero que continua a mamar depois de ter dentes. Nós, seres humanos, não temos enzimas eficientes para digerir todas as proteínas do leite de vaca. As coisas que mais tornam o leite de vaca diferente do leite materno são a composição de proteínas e o desequilíbrio entre os minerais, e aqui está a grande chave do problema. As proteínas do leite de vaca são de difícil digestão e vão parar na corrente sanguínea, o que favorece o surgimento de uma série de problemas, dependendo do gatilho genético de cada um. Até já existem evidências clínicas e científicas que vão contra a proposta que o leite é um alimento completo, principalmente pela presença do cálcio. Isso incluí diversos trabalhos que comprovam que o leite de vaca pode provocar inúmeras doenças, como câncer de mama e câncer de próstata.

Trigo
Este alimento contém glúten, que também é de difícil digestão. Você já fez cola com farinha de trigo ? Então, aquela cola é o glúten. Imagine isso no seu organismo. É a fração proteica chamada gliadina a responsável pelas manifestações de sensibilidade ao glúten, que podem causar inúmeros problemas. Esse tipo de alimento pode desencadear uma relação de dependência, o que leva ao desenvolvimeno de vícios alimentares.

Soja
Infelizmente, nossa sociedade foi inundada de produtos à base de soja. O grande problema é que se trata de uma soja que não é fermentada nem coagulada, o que acaba causando problemas digestivos, pois a quebra inadequada dessa proteína a transforma em uma macromolécula proteica que ativa o sistema imunológico. É comum associar sintomas de alergias tardias ao consumo de soja. Também é comum a susbtituição do leite materno ou do leite de vaca pelo leite de soja. Se num primeiro momento os bebês e crianças aparentemente melhoram, novas alergias ocorrem entre vintes e trinta dias de uso.

Milho
Há muitas pessoas alérgicas à proteína do milho que não sabem disso. Vários fungos presentes no milho podem produzir metabólitos tóxicos, ocasionando problemas de saúde pública e animal. Essas micotoxinas presentes no milho são cancerígenas ! Corte o milho da sua dieta caso não conheça a procedência.

Frutas secas
São pequenas bombas de calorias. Esse alimento é consumido em países onde não existe a menor possibilidade de frutas frescas, isto é, no inverno ! Para que comer esse tipo de alimento se temos frutas frescas em abundância em nosso país ? Além do mais, frutas secas são excelentes fontes de fungos.

Produtos light e diet (inclusive refrigerantes)
Fazem parte dos produtos industrializados que o paciente em regime deve evitar a fim de minimizar a carga de contaminantes em seu organismo. Esse tipo de alimento light ou diet não é para gordo emagrecer e sim para magro não engordar.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário