sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pesquisa vergonhosa


Fiquei bem assustada com os dados divulgados nos jornais sobre a alimentação dos brasileiros, mas já era de se esperar né ! Realmente o povo brasileiro precisa de uma reeducação alimentar urgente ! A maioria das pessoas que eu vejo nas ruas, no trabalho ou até na minha família estão acima do peso e comem diariamente alimentos gordurosos e calóricos, sendo que a minoria pratica alguma atividade física. Gente fala sério, já presenciei bebês tomando refrigerante como se fosse água ! Isso me revolta !!! Enfim, hoje me sinto bem feliz e mais saudável só de pensar que reduzi muuuito o consumo e sal e ingestão de açúcar nos últimos meses. Falando sobre a pesquisa, no geral foi que o povo brasileiro combina uma dieta tradicional, baseada no arroz e feijão, com alimentos de baixo teor de nutrientes e alto conteúdo calórico. Aliado ao crescente consumo de refrigerantes e refrescos, está a ingestão reduzida de frutas, verduras e legumes. Esses dados constam na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, financiado pelo Ministério da Saúde e realizado pelo IBGE.  Apesar de haver uma ingestão satisfatória de proteínas, a prevalência de consumo excessivo de açúcares foi observada em 61% da população, já a de gorduras saturadas, em 82% das pessoas. O consumo insuficiente de fibras foi observado em 68% dos brasileiros. Esse padrão alimentar da população brasileira é mais preocupante ainda entre os adolescentes, que apresentaram um perfil com baixo teor nutricional, o que pode trazer consequências no futuro como o aumento do excesso de peso, obesidade e doenças crônicas. Por outro lado, o maior consumo de feijão, arroz e salada crua foi observado entre idosos.


Consumo de sal - A POF confirma que os brasileiros consomem mais sódio do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de até 5g diárias. O consumo médio no país está em 8,2g diárias. Em abril, a indústria de alimentos processados assinou um acordo com o Ministério da Saúde que prevê a redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos. Algumas metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2012 e aprofundadas até 2014. No caso das massas instantâneas, por exemplo, a diminuição anual será de 30% !

Ingestão de açúcar - 61,3% da população consomem açúcar em excesso. A média de energia diária proveniente do açúcar livre para cada pessoa foi 14% do total, quatro pontos percentuais acima do máximo recomendado – mais de 10% é considerado "consumo excessivo". Entre os altos níveis de inadequação na ingestão de açúcar, mais uma vez estão os adolescentes: 74% dos meninos e 83% das meninas entre 14 e 18 anos consomem mais açúcar do que o recomendado. Na faixa etária anterior, de 10 a 13 anos, a frequência é ainda maior: 82% das meninas e 80% dos meninos abusam do açúcar livre, que é o adicionado nos alimentos. Esse percentual é superior ao dos adultos, grupo em que o consumo excessivo foi observado em 67% de homens e mulheres. Soma-se a esse perfil o menor consumo dos alimentos protetores, tais como frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

2 comentários:

  1. Nossa, olha o bracinho dele, parece de mentira!
    Parece de borracha!
    Eu vi mesmo essa pesquisa ontem na TV, e não me assustei, é isso que eu vejo por ai no meu dia a dia e até na minha familia....infelizmente...
    Se um dia eu tiver filhos quero tentar cria-los totalmente diferente. Digo TENTAR porque não é nada facil ser saudavel nesse mundo de tentações!
    Bjos
    Thalita

    www.oprojeto2011.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. sei que nossa alimentaçao n e muito boa mas e melhor do que a dos chineses e etc ele comem cobras cachorros

    ResponderExcluir