terça-feira, 5 de agosto de 2014

Perigos do Açúcar




Todos nós já sabemos que o açúcar tem muitas calorias, é vazio de nutrientes, e que é um grande responsável para o aumento de peso ! Porém, alguns trabalhos realizados nestas últimas décadas demonstram que o perigo do açúcar vai muito além de engordar ! Só o fato de aumentar a gordura corporal, principalmente a abdominal, já pode desencadear inúmeras disfunções, por ser um grande agravante no processo de aceleração do envelhecimento e por fim e mais perigoso, é que pode causar até câncer e se tornar um vicio !! E  sim, ele vicia tanto quanto o álcool, o cigarro ou qualquer outra droga. Quanto mais se consome mais necessidade tem de consumir e em quantidades cada vez maiores. O consumo exagerado do açúcar proporciona um aumento da gordura visceral, aumentando o risco para o desenvolvimento de:

Hipertensão;
Resistência Insulínica;
Diabetes tipo II;
Doenças Cardiovasculares;
Síndrome Metabólica;
Esteatose hepática (gordura no fígado).
 
Demais riscos associados ao açúcar:

Depressão
O açúcar é uma subtância estimulante do sistema nervoso e seu consumo em excesso provoca um aumento brusco da glicemia seguido de sua queda. Essas oscilações de glicemia são acompanhadas de depressão e fadiga, gerando o desejo de consumir mais açúcar e isso desgasta o sistema nervoso, o que pode ser agravado por uma deficiência da Vitamina B1, que é protetora do Sistema Nervoso.

Disbiose Intestinal (fermentação, mau funcionamento intestinal)
Destrói as bactérias benéficas, aumentando a população dos parasitos intestinais, especialmente a Candida Albicans;
 
Baixa Resistência Imunológica
Causada por proliferação das bactérias patogênicas e alteração da barreira intestinal, diminuindo as defesas orgânicas;
 
Diminuição de Absorção Magnésio e Cálcio
Acarretando maior risco a osteoporose;

Aumento dos A.G.E.s (Produtos Finais de Glicação Avançadas)
A glicação ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso, por aumento da ingestão ou por lentidão do metabolismo da glicose, se adere a uma molécula de proteína (colágeno, elastina, dentre outras) formando os AGEs, que são um complexo açúcar-proteína rígido que altera a estrutura dessas proteínas, impedindo a eficácia no desempenho de seus papéis mais importantes e, na pele, leva ao aparecimento das rugas.

Aumento de Cáries
O açúcar é capaz de causar danos devastadores aos dentes. Estudos demonstram que níveis de sacarose acima de 28 gramas por dia podem ser considerados como agentes tóxicos para os dentes;
 
Câncer
Sim, o excesso de açúcar pode provocar câncer. Isso porque o excesso de insulina promove o crescimento tumoral. As células de muitos tipos de câncer dependem de insulina para crescer e se multiplicar. Quanto mais insulina circular no sangue, mais facilmente o câncer se desenvolve. Segundo os pesquisadores, muitas células pré-cancerosas jamais se transformariam em malignas se não tivessem insulina a seu dispor.

Cansaço, sonolência e queda de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário