domingo, 22 de setembro de 2013

Cigarro x Sono



Fumar não esta com nada ! Para quem persiste no hábito, veja esta: quem fuma dorme menos e pior do que quem não fuma. Um estudo comparou as noites de 2 mil pessoas e concluiu que 17% dos fumantes dormiam menos de 6 horas por noite e 28% tinham sono entrecortado - contra 7 e 19% entre os não-fumantes. A nicotina age como cafeína e o álcool no cérebro, dificultando o relaxamento. Os autores do estudo sugerem ainda que quem fuma tem outros hábitos negativos, como sobrepeso e consumo de álcool, que estão relacionados a distúrbios do sono.

Vá de escada....



"Sabia que subir três andares de escada equivale a dez minutos de caminhada e ainda fortalece os músculos da perna ? Pare de falar que não tem tempo para se exercitar e troque o elevador pelos degraus no trabalho, na faculdade, em casa, no shopping... Isso vai fazer uma grande diferença na sua saúde." Márcio Atalla.

Kettlebell



O Kettlebell é muito conhecido na ginástica funcional. Ele rende vários benefícios, melhora o condicionamento, a força e o ganho de músculos. Queima muitas calorias, ajuda no alinhamento da postura e incrementa o desempenho nos esportes. Mas atenção: é preciso dominar a técnica para conseguir resultado e não se machucar. Hoje existem academias com aulas exclusivas de Kettlebell. A maioria dos exercícios com ele é unilateral, você usa apenas um peso em uma das mãos de cada vez. Os treinos com o Kettlebell estão entre as atividades que mais queimam calorias. Podem chegar a 700 por hora ! Lesões nas costas e nos ombros são os principais riscos de usar o equipamento sem orientação, sem contar os hematomas heheh. Sendo assim, sempre realize os movimentos com a supervisão de um profissional.                                         

domingo, 15 de setembro de 2013

Peixe



Não é novidade que uma dieta equilibrada deve incluir porções semanais de pescados. O ideal é consumir esse alimento ao menos duas vezes por semana, especialmente os peixes de água fria, como salmão, truta e bacalhau, porque estão associados à redução da incidência de doenças cardiovasculares. Um estudo da Universidade de Pittsburgh mostra que o alto consumo de peixes no Japão pode diminuir o número de ocorrência de doenças cardíacas, pois substitui os alimentos ricos em gordura saturada ou trans, como carnes gordurosas e laticínios integrais. Além da escolha da espécie mais nutritiva, é necessário acertar no preparo para que não se percam vitaminas e para que o alimento não ganhe gordura. O melhor é optar pelo cozimento no forno ou na grelha. Quem prefere o peixe frito pode prepará-lo de vez em quando, com pouco óleo vegetal numa frigideira. Na hora da compra, é necessário observar alguns aspectos: a aparência deve ser boa, os olhos devem brilhar e ocupar todo o espaço da órbita e as escamas devem ser firmes e brilhantes. Vale ainda verificar se a carne está firme e se o mesmo está bem gelado.
Do mar ou do rio ?
Engana-se quem pensa que peixe é tudo igual ! Os pescados provenientes do mar tem maior quantidade de sódio e de iodo. Portanto, pessoas com problemas de hipertensão arterial devem escolher, preferencialmente, peixes de água doce ou consumir o peixe salgado com moderação.

Espécies de rio

Truta: excelente fonte de ômega 3, que auxilia no controle do colesterol.

Pacu: a carne, quase sempre sem espinhas, é saborosa, porém gorda e um pouco indigesta.

Pintado: carne leve e com baixo teor de gordura. Não é muito rico em proteínas, mas benéfico à digestão.

Espécies do mar

Salmão: de carne rosada, rico em ácido graxo e ômega 3. Favorece o controle do colesterol.

Pescada: muito consumido no Brasil por seu sabor delicado, pelas poucas espinhas e pelo baixo custo. Se a preparação for frita, o valor calórico aumenta.

Badejo: com pouca gordura e com baixo teor de colesterol.

Bacalhau: boa fonte de ômega 3. Tem a carne branca e saborosa. O cuidado no preparo é a retirada do excesso de sal das postas, deixando-as de molho por pelo menos 10 horas, trocando a água a cada 1 hora. O consumo não é recomendado para pessoas com hipertensão arterial.

Atum: rico em proteínas, vitaminas e minerais, contribui para a formação muscular e previne doenças do coração, já que também é uma boa fonte de ômega 3.

Sardinha: rica em vitaminas A e D, é de fácil digestão. Sua carne contém mais nutrientes que a dos peixes de carne branca.

Enlatados ou in natura ?
Em geral, o produto fresco tem qualidade nutricional superior à daquele pronto para o consumo. Nos casos do atum e da sardinha, mesmo na forma enlatada, continuam sendo fonte de ômega 3. A dica é optar pelo produto preparado em água e sal, mais saudável do que a versão em óleo.

Gestante pode comer peixe ?
As gestantes devem ter cuidado redobrado na escolha do pescado, uma vez que o peixe é um alimento de fácil contaminação e que se deteriora rapidamente. Outro aspecto a ser considerado pelas grávidas é evitar o consumo de peixes de couro, como o bagre e o pintado, que têm maior risco de contaminação por metais pesados, como o mercúrio. Os peixes com escamas e barbatanas são mais seguros.

Carne de corvina é prejudicial à saúde ?
A corvina possui, na maioria das vezes, cheiro de iodo, o que compromete a qualidade do preparo e a vontade de saborear o pescado. Ela não é prejudicial à saúde, apenas é um peixe pouco apreciado.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Projeto Juju - PFRA - Alimentação



Durante os últimos dias tenho me alimentado de forma saudável, respeitando as restrições e tentando ao máximo não ficar sem comer por mais de 3 hrs. O final de semana foi reservado para as besteirinhas que não tiraram meu foco do projeto ! O importante é equilibrar e não exagerar, é essencial que você se conscientize de que a sua alimentação influenciará de maneira direta na conquista do seu objetivo final. Abaixo vamos encontrar algumas dicas para nossa alimentação durante o projeto:

Comer a cada 3 horas
O segredo é não passar muito tempo sem comer, para quando for fazer as refeições não exagerar. Quando o seu organismo fica sem receber nutrientes, ele acaba queimando toda a sua reserva de energia e você ganha massa muscular mais lentamente do que o normal.

Exagere na água
Ela ajuda na eliminação de tudo o que não foi aproveitado durante a digestão. Além disso, por ser um ótimo supressor de apetite e um excelente diurético, indispensável na busca pelo emagrecimento.
 
Prefira proteínas
Queijo, carne vermelha, ovos, soja, leite, iogurte... proteínas são os principais componentes dos músculos.
 
Diferencie os carboidratos
Eles são divididos em 2 grupos: simples e complexos. O primeiro grupo engloba as guloseimas como doces, farinhas refinadas e as versões não integrais. Além de fornecerem energia por um curto tempo, eles causam sensação de fome mais rapidamente. Já os complexos, pão, macarrão, farinha, tudo na versão integral, acarretam uma digestão mais lenta e garantem a saciedade por mais tempo.

Inclua as fibras na alimentação
Elas reduzem a retenção de líquidos, ajudam no funcionamento do intestino e não são alimentos muito calóricos. As frutas e as folhas são excelentes fontes de fibra, vitaminas e minerais.

Evite as gorduras, mas não as exclua
Elas engordam sim e se ingeridas em grande quantidade podem causar diversas doenças. Porém, se você souber balancear, elas não precisarão ser banidas da sua vida. As gorduras têm importante participação nas diversas funções do nosso organismo, como o transporte de vitaminas e a regulagem dos hormônios.

Evite bebidas alcoólicas
São ricas em calorias, não colaboram na execução de nenhuma função do nosso organismo e não possuem nutrientes benéficos à nossa saúde. Além de tudo, deixam o metabolismo mais lento e atrapalham o ganho de massa muscular.

Transforme a refeição em prazer
Quando você pratica atividades físicas, é essencial que você se alimente bem. Aliás, deixar de comer pode ser um erro fatal na busca por um corpo definido. Coma com calma e saboreie cada alimento.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sucos




Os sucos nos ajudam na dieta e alimentam bem ao mesmo tempo ! É uma ótima opção para desintoxicar o organismo. Aliados a uma boa alimentação, os sucos pode nos ajudar a eliminar gordura e toxinas.
 
 Suco verde
2 maçãs + 1 cenoura + 1 talo da aipo (salsão) + 1/3 de maço de hortelã

Pepino, maçã e couve1 pepino pequeno + 1 maçã grande sem semente + 2 folhas de couve

Cenoura e espinafre 
2 maçãs sem semente + 1 pepino + 1 cenoura + 1 punhado de espinafre

Melancia e couve
1 xícara de melancia picada + 1 maçã sem semente + 1 inhame cru pequeno sem casca + 1 folha de couve

Maçã e beterraba 2 maçãs sem semente + 1 beterraba + 1/2 maço de hortelã

Suco verde II
1/3 maço de hortelã + 2 folhas de couve + 2 fatias de abacaxi

domingo, 1 de setembro de 2013

Projeto Juju - PFRA




Estamos iniciando hoje, 1 de Setembro, um novo Projeto Fitness e de Reeducação Alimentar - o PFRA !! Look do dia é coisa do passado aqui no blog hehehe. Começar uma dieta ou um plano de exercícios não é nenhuma novidade e nunca deve ser ! Desde sempre devemos optar por uma alimentação saudável e fazer exercícios regularmente ! A nossa prioridade não é um corpo sarado, vamos primar por hábitos saudáveis e o ideal de corpo perfeito virá como consequência disso. O blog recomenda que todos os leitores e seguidores do projeto busquem profissionais qualificados e não iniciem suas dietas de forma desmedida, guiando seus próprios projetos apenas através das dicas de alimentação e exercícios sugeridos aqui. Fato, não iremos cortar o carboidrato e consumir nenhum tipo de medicamento, mesmo que natural, para perda de peso. Lembrando que o carboidrato, é a fonte primária de energia do corpo humano, necessário  para o bom funcionamento das células, por isso o ideal é o equilíbrio na sua ingestão e não o seu corte da dieta ! Vamos a nossas metas:

- Treinar ao menos 5 dias na semana (sem desculpas)

- Fazer cardio ao menos 3 vezes na semana (corrida, caminhada, bike, corda...)

- Aumento de massa magra 

- Diminuição da gordura corporal (objetivando a definição)

- Dormir ao menos 7hrs por noite (acordo as 5hrs da manhã durante a semana)

- Priorizar a ingestão de proteínas, usar suplementação adequada nos horários corretos

- Priorizar a alimentação integral, frutas, sementes e não industrializada 

- Aumentar o consumo de água e sucos naturais sem açúcar

- Não ingerir fast food, refrigerantes, frituras e doces 

- Escolher o dia do lixo preferencialmente nos finais de semana

- Diversificar as atividades físicas 

- Descanso completo de pelo menos 1 dia na semana 

- Ter bons resultados em todos os exames laboratoriais que serão realizados em Dezembro

- Parar de roer as unhas hehhe


É isso pessoal, nada de tão impossível, pra chegar lá você tem que acreditar !! Vamos em frente, fazer escolhas responsáveis e chegar ao final deste projeto, em Dezembro, com muitas mudanças positivas em nossa saúde, em nosso corpo e em nossa vida ! 

Acompanhe nossas próximas postagens referenciais PFRA !!